As métricas de marketing digital são essenciais para mensurar resultados da sua instituição de ensino. Desde o planejamento das suas campanhas você já deve definir quais são as mais importantes — que estão relacionadas aos seus objetivos — e saber como mensurá-las.
Além de mostrar onde estão os erros e acertos, as métricas de marketing digital ainda apontam a direção que você deve seguir e as oportunidades de ação. Com esses dados em mãos você terá, inclusive, embasamento para argumentar com todo o corpo diretivo da IES — além de conquistar mais autonomia e reconhecimento no trabalho.
Continue a leitura deste artigo e descubra quais são as principais metas que devem ser acompanhadas por você e por sua equipe.
1. ROI (retorno sobre investimento)
Essa métrica não pode faltar no seu planejamento e nos relatórios. Ela está diretamente relacionada ao lucro gerado sobre um valor específico investido.
O cálculo é simples: basta pegar o valor da receita obtida em uma ação de marketing, subtrair o valor do investimento e dividir pelo valor do investimento novamente. O resultado deve ser sempre positivo e aumentar de acordo com a capacidade da empresa. Confira a fórmula:
ROI = receita obtida – valor do investimento / valor do investimento
2. CAC (custo de aquisição por cliente)
Algumas pessoas cometem equívocos quando calculam o custo por aluno conquistado para a instituição de ensino. Na verdade, a maioria se baseia na taxa de conversão — que mensura candidatos, e não alunos matriculados.
No CAC, você deve incluir todas as despesas: investimentos em mídia, salário da equipe, materiais físicos e ferramentas digitais, por exemplo. Tudo que esteja relacionado às suas ações de marketing deve ser incluído nas despesas.
Depois disso é só seguir a fórmula de cálculo:
CAC = despesas totais / quantidade de alunos que fecharam matrícula
3. Taxa de conversão
Trata-se de uma ação que mostra a quantidade de visitantes que se tornaram candidatos, ou seja, potenciais alunos para a sua instituição.
A mensuração dessa métrica depende do seu objetivo de campanha. Por exemplo: vamos supor que você criou um anúncio no Google AdWords e recebeu 500 cliques para o site. Esses são os visitantes. Desses, 200 se cadastraram em um formulário para inscrição em um curso ou para receber contato de um representante. Assim, eles se tornaram candidatos e representam a taxa de conversão dessa ação.
Agora, desses 200, quantos realmente se tornaram alunos? Esse valor é o que você deve usar para calcular o CAC, citado no tópico anterior.
4. LTV (valor do tempo de vida do cliente)
LTV é a sigla de Lifetime Value e representa o valor do tempo de vida que os seus alunos têm na instituição. Você já calculou quanto de receita média seus alunos geram para a sua empresa? Pois, financeiramente, esse valor deve ser pelo menos três vezes maior do que o custo de aquisição. Veja a fórmula:
LTV = receita média mensal x tempo médio de retenção de cada aluno
Essas são as 4 principais métricas de marketing digital que a sua equipe deve estar atenta e acompanhar para que as próximas ações sejam positivas.
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