Saber o que é SEO, sua importância e porque sua empresa deve investir nessa estratégia é muito importante. Mas apenas isso não irá mudar seus resultados. Você precisa aprender técnicas de SEO na prática.
Desenvolvemos esse texto justamente para você que está precisando melhorar os números da sua estratégia digital, atrair mais visitas para o seu site, gerar mais leads e aumentar a receita.
Para conseguir atingir esses objetivos você deve ter consciência de quais são os passos fundamentais e aprender como aplicar as técnicas de SEO necessárias para sua estratégia dar certo.
As técnicas de SEO que você irá aprender neste texto são:
- Como fazer um planejamento de palavras chave
- Como a experiência do visitante, o conteúdo e usabilidade do seu site fazem a diferença
- Ferramentas de SEO para te ajudar
- Mensurando e medindo os resultados
Com esses tópicos você será capaz de atingir resultados expressivos. Posso te garantir isso, pois utilizando as mesmas técnicas de SEO deste texto, nós aumentamos em 273% o número de visitas em apenas seis meses. Veja nosso case:
Vamos começar pelo primeiro passo fundamental do SEO, o planejamento de palavras chave.
Técnicas de SEO: planejamento de palavras chave
O planejamento de palavras chave é essencial para que o SEO comece da maneira correta. Muitas empresas não têm sucesso no SEO porque não fazem, não sabem fazer ou não dão muita importância para um planejamento de palavras chave bem feito.
Posso dizer que esse planejamento é 50% do caminho para ter sucesso nas técnicas de SEO. Portanto preste bastante atenção.
Um erro muito comum que as empresas cometem é achar que apenas utilizar as palavras chave mais buscadas será a solução para atrair mais visitas para o site.
Realmente posicionando para palavras com muito acesso você provavelmente aumentará o número de visitas do seu site, mas será que apenas atrair visitas é o suficiente?
Entre ter um milhão de visitas por mês de pessoas que nunca vão se tornar seus clientes e ter mil visitas onde a maioria são pessoas interessadas na sua empresa, qual você prefere?
Apenas pegar as palavras mais buscadas e aumentar o número de visitas não quer dizer necessariamente que a receita irá aumentar.
Nós temos um exemplo bem claro sobre isso na 5seleto. Há muito tempo escrevemos o texto: “Como a Beats dominou um mercado bilionário”.
O texto é uma análise de como a marca de fone Beats conseguiu se tornar referência no seu mercado. Os resultados deste texto foram muito bons. Ao menos nós achávamos que foram.
O fone Beats começou a trazer muitas visitas para nosso site, sendo a página mais acessada por bastante tempo.
Veja a busca abaixo para ter uma ideia:
O primeiro resultado nas buscas de imagens para “fones Beats” é esse texto e até hoje traz muitas visitas. Porém, o que constatamos é que quase todas essas visitas não eram nem um pouco qualificadas.
As pessoas que buscam fone Beats não possuem o perfil dos clientes da nossa empresa.
Elas normalmente querem comprar o fone!
Esse foi um aprendizado muito importante para que mudássemos nossa estratégia. Refizemos nosso planejamento e começamos a não apenas atrair mais visitas, mas também focar em trazer visitas mais qualificadas.
Mas como fazer isso?
Fica um pouco complicado entender no início, pois são duas coisas bem diferentes. Trabalhar com palavras que possuem um grande número de buscas é bem tangível, você consegue mensurar de forma simples quais são os resultados. Mas quando falamos de palavras relacionadas ao nosso público alvo, o papo fica diferente. É uma coisa bem menos tangível e muito mais baseada num estudo elaborado dos seus clientes ideais.
Por isso, vamos ensinar como fazer um planejamento de palavras chave que englobe os dois pontos. Palavras relacionadas voltadas ao público da sua empresa e que possuem uma boa quantidade de buscas mensais.
Técnicas de SEO: Como fazer um planejamento de palavras chave
O primeiro passo para fazer um planejamento de palavras chave é ter um estudo de personas. É preciso conhecer seu publico alvo para ter certeza de que o planejamento está alinhado com os objetivos da sua empresa.
Com um estudo de personas, você conseguirá obter os gatilhos mentais para atrair seu futuro cliente. Entendendo as necessidades dele e o que faz ele querer comprar seu produto ou serviço.
Com base nisso, você pode fazer uma lista bem grande de palavras relacionadas a:
- sua persona
- seu mercado
- necessidades que sua persona possui
- principais gatilhos que despertam sua persona
Quantas palavras devo colocar nessa lista? Na verdade, não existe um certo, pode ser quantas palavras você achar necessário. Porém, você verá que muitas delas serão cortadas. Umas 100 palavras chave costumam ser suficientes. Mas esse número acaba caindo para apenas 20. Veja o porquê:
Pegue todas essas palavras e jogue no Google. Quais são os resultados? Eles correspondem com o que você estava esperando? Competem com o seu objetivo?
Se os resultados não tiverem nada a ver com o seu objetivo, quer dizer que sua persona não está buscando pelo termo, assim você já pode cortar as palavras e as parecidas com elas. A medida que você vai realizando esse trabalho, você verá que as palavras vão se dividindo em pequenas categorias.
Esse estudo é para saber se as palavras trarão visitas qualificadas, ou seja, sua persona. Mas, isso não é o suficiente para saber se essas palavras vão trazer resultado de fato para sua empresa. Para conseguir mensurar os resultados dessa lista, você deve utilizar algumas ferramentas para ver qual é o volume de busca mensal de cada palavra:
Planejador de Palavras Chave do Google Adwords
Para medir quantas visitas essas palavras recebem mensalmente você pode utilizar o Planejador de Palavras Chave do Google Adwords, veja abaixo:
Quando inserimos no Planejador de Palavras Chave do Google Adwords a palavra SEO, por exemplo, obtemos esses resultados:
Veja que além da média, a ferramenta nos mostra qual o nível de concorrência da palavra, além de um lance sugerido para investir em anúncios.
Outra parte muito importante são as dicas de palavras chave relacionadas que a ferramenta traz, também com a média de buscas, concorrência, etc.
Jogando todas as palavras da sua lista nessa ferramenta você conseguirá mensurar muito melhor qual é a expectativa do número de visitas que você pode aumentar com o planejamento de palavras chave.
Dificuldade da Palavra Chave
Com a análise de concorrência do Google Adwords você deve ficar atento a dificuldade de cada palavra chave, se os termos do seu planejamento estiverem com dificuldade alta, dominados por grandes sites da internet e você apenas começando, será muito difícil você conseguir ter bons resultados.
Uma outra ferramenta que pode te ajudar é a Moz Keyword Difficulty and SERP Analysis Tool. Apesar de ser uma ferramenta paga, você pode fazer um trial de 30 dias para ver se vale a pena. Veja nesse link.
Cauda Longa
O conceito de cauda longa pode te ajudar quando seu planejamento trabalha com palavras muito concorridas.
Créditos da imagem: MOZ
O estudo sobre cauda longa demonstra que os termos mais buscados correspondem a menos de 30% do total de buscas. Isso que dizer que os termos que não possuem tantas buscas, por serem uma quantidade muito maior, acabam trazendo muito mais resultados. Mais de 70% dos resultados de busca são os chamados “cauda longa”.
Comece a praticar seguindo essas dicas e utilizando as ferramentas, você conseguirá desenvolver um planejamento de palavras chave bem de acordo com os objetivos da sua empresa.
Google Trends
O Google Trends também é uma ferramenta muito útil para medir a tendência de buscas de cada palavra. Pesquisei pela palavra SEO no Google Trends e veja o resultado:
Veja que existem dados desde antes de 2005, que cresceram bastante até mais ou menos 2011 (ano do not provided) e parou o crescimento se manteram no alto. Portanto, a parte principal que tiramos é que a palavra chave continua em alta. Mas, provavelmente pelo histórico, a palavra chave SEO não terá um crescimento no número de buscas.
A ferramenta ainda traz dados muito legais como comparar uma palavra chave com outra. Além disso, você pode filtrar os resultados por país e até estado. Vale a pena dar uma olhada.
Técnicas de SEO: Como a experiência do usuário, o conteúdo e usabilidade do seu site fazem a diferença
Caso tenha lido o texto que escrevemos sobre a importância do SEO, você sabe que as ferramentas de busca classificam melhor páginas e conteúdos que são totalmente focados para o usuário. Leia o texto clicando aqui.
Isso acontece porque as ferramentas buscam melhorar sua performance entregando melhores resultados nas buscas para seus usuários.
E é nesse ponto que a experiência do usuário, a qualidade do seu conteúdo, junto com a usabilidade no seu site fazem toda a diferença.
Para as ferramentas de busca, sites que entregam os melhores conteúdos para os usuários normalmente são:
- Fáceis de navegar e entender
- Desenvolvidos com foco na experiência do usuário e compatíveis com os navegadores mais modernos
- Entregam conteúdo de qualidade
Mas como elas sabem que os sites possuem essas características?
As ferramentas não são capazes (ainda) de medir a qualidade do site como nós. Não conseguem ler um conteúdo, analisar um infográfico e ver um vídeo como um humano. Por isso, utilizam informações sobre como nós interagimos com o site.
Utilizando padrões de comportamento dos usuários no site, são capazes de medir sua qualidade.
Como analisar o padrão de comportamento dos visitantes
Utilizando algumas ferramentas, você consegue ter uma boa ideia se o seu site está levando uma boa experiência para os visitantes. Vamos demonstrar como utilizando uma ferramenta grátis como o Google Analytics, você consegue obter muitas informações sobre o comportamento dos seus visitantes:
Google Analytics
Na aba ‘público-alvo-> visão geral’ do Google Analytics, você verá os seguintes indicadores:
- Sessões
- Usuários
- Visualizações de páginas
- Páginas / sessão
- Duração média da sessão
- Taxa de rejeição
- Porcentagem de novas sessões
Para entender um pouco mais do comportamento dos visitantes, podemos analisar alguns indicadores principais.
Páginas / sessão: esse indicador demonstra o número médio de páginas visualizadas durante uma sessão. Portanto, quanto mais páginas um usuário visualizar no seu site, mais ele está se interessando pelo seus conteúdos. Se esse número estiver perto de 1, é porque os visitantes estão acessando apenas uma página e saindo do seu site. Quanto mais páginas eles visitarem melhor.
Para melhorar esse indicador você pode utilizar várias técnicas, como links na sidebar para os textos mais lidos, links no meio do texto para outros conteúdos, entre várias outras técnicas. Dê uma olhada nesse texto do Social Media Examiner, ele possui várias técnicas bacanas.
Duração média da sessão: esse número demonstra em média quantos minutos os visitantes permanecem no seu site. Se esse número for baixo, menos do que 2 minutos, por exemplo, significa que os visitantes provavelmente nem estão lendo seus textos inteiros. O que é muito ruim, pois você quer que eles leiam tudo que você escreveu, não é mesmo?! Quanto mais tempo eles permanecerem no seu site melhor!
Para melhorar esse indicador, você precisa analisar as páginas do seu site como um visitante. Será que os textos estão muito maçantes, com poucas imagens e parágrafos muito grandes, ou será que os textos não estão entregando o conteúdo que os visitantes esperam. Muitos podem ser os motivos, mas você deve procurar sempre testar novas técnicas. Veja essas dicas do Neil Patel. Essas dicas são quase como uma consultoria de SEO.
Taxa de rejeição: a taxa de rejeição é a porcentagem de visitas nas quais a pessoa sai de seu site na mesma da página de entrada, sem interagir com a página. Quanto maior for a taxa de rejeição, menos seu site está sendo atrativo para os visitantes.
Veja como diminuir a taxa de rejeição do seu site nesse texto: Taxa de Rejeição: O colesterol do seu site.
Todos esses indicadores importam para que o Google analise se os visitantes estão gostando do seu site ou não.
Engajamento das pessoas com o conteúdo
Outro fator que importa para as ferramentas de busca é o compartilhamento do texto pelas redes sociais. Se as pessoas estão compartilhando seus textos, é porque ele deve ser interessante, não é mesmo? O Google pensa da mesma maneira, se uma página é divulgada por muitas pessoas ela é relevante. Desse modo, ele analisa esses dados através da quantidade de visitas vindas das redes sociais.
Para analisar se as pessoas estão utilizando as redes sociais para interagir com o seu site, você pode utilizar o BuzzSumo.
Apenas insira o domínio do seu site no campo de busca da ferramenta e ele trará os números de compartilhamento nas maiores redes sociais. Veja o exemplo abaixo:
Você também pode utilizar essa ferramenta para ver quais são os conteúdos que mais são compartilhados para uma determinada palavra chave. Quando pesquisamos Inbound Marketing, por exemplo, veja os resultados que aparecem:
Métricas de engajamento: As métricas que falamos no tópico anterior, Páginas / sessão, Duração média da sessão, Taxa de rejeição são muito importantes para classificação do Google, entenda uma das formas que o Google monitora isso:
Quando você pesquisa um termo no Google e os resultados de busca aparecem, ele mede o sucesso dos resultados da seguinte maneira: Se você clica no primeiro link e imediatamente volta para o Google, isso significa que você não encontrou o que queria. Dessa forma, o Google rastreia esse clique para ver se seus usuários estão satisfeitos ou não com o resultado entregue.
Isso demonstra a importância de ter conteúdos de alta qualidade no site.
Técnicas de SEO: Ferramentas de SEO para te ajudar
Para fazer SEO no seu site, você precisa de ferramentas. Veja as que recomendamos:
As principais ferramentas são disponibilizadas de forma gratuita pelos próprios buscadores. Os buscadores disponibilizam essas ferramentas para que os desenvolvedores façam sites que sejam fáceis de indexar e classificar.
As principais ferramentas que você deve conhecer são:
- Google Analytics
- Google Webmaster Tools
- SEMrush (pago)
- SEO Analyzer (Neil Patel)
- MOZ Open Site Explorer
Existem várias outras ferramentas que são excelentes e também podem ser listadas. Mas nos limitamos a falar um pouco sobre essas para não extender muito, se quiser saber mais, entre em contato.
Outros buscadores, como Bing e Yahoo, também possuem ferramentas de análises assim como o Google, mas como o Google domina cerca de 90% da internet, resolvemos falar apenas das ferramentas dele. Sorry Bill.
Google Analytics: O Google Analytics é uma ferramenta que monitora todos os números relacionados ao tráfego do seu site. 95% dos sites na internet utilizam o Analytics para monitorar dados importantes como número de visitas, origem das visitas, páginas mais acessadas, etc. Existem tantos aspectos para citar sobre o Google Analytics que escrevemos um texto especialmente para ele: “TUDO SOBRE GOOGLE ANALYTICS, A MELHOR FERRAMENTA DE ESTATÍSTICAS PARA SEU SITE”.
Google Webmaster Tools: É uma ferramenta que mostra como o Google interpreta o seu site. Fornecendo muitas informações relevantes para analisar se o seu site está sendo bem indexado, se possui erros como conteúdo duplicado ou se está apto para
visualização em dispositivos móveis, entre várias outras coisas. Veja esse texto que mostra um pouco mais sobre as funcionalidades do Google Webmaster Tools.
Outro pronto importante do google Webmaster Tools é que você pode solicitar que os robôs do Google rastreiem seu site ou seu post, logo que você acabou de publicar. Agilizando o posicionamento.
SEMrush: o SEMrush é uma ferramenta sensacional que utilizamos aqui na 5seleto. É feita para pessoas com conhecimento mais avançado em marketing digital. Apesar de ser paga, ela traz informações muito valiosas para impulsionar os resultados.
Com o SEMrush você pode:
- Visualizar as palavras chave que mais levam visitas para seus concorrentes
- Descobrir novos concorrentes orgânicos
- Descobrir palavras chave e orçamento de concorrentes no Google Adwords e Bing Ads
- Ver quais sites estão lincando para o seu
- Pesquisa de palavras chave, palavras relacionadas, palavras chave de cauda longa
- Descobrir a dificuldade das palavras chave
- Fazer auditoria no seu site para descobrir os erros
- Entre várias outras coisas. Saiba mais neste link.
MOZ Open Site Explorer: Essa ferramenta também fornecedor insights poderosos para a qualidade do SEO no seu site. Veja os principais recursos aqui.
Mensurando e medindo os resultados das Técnicas de SEO
Para saber se suas ações estão dando resultados, você precisa medir e acompanhar desde o início. Isso é fundamental para justificar cada ação e investimento realizado ao longo do processo.
Se você consegue mensurar um processo, você consegue melhorá-lo. Por isso, o SEO é importante para o seu negócio.
Utilizando as ferramentas que mostramos no tópico anterior você será capaz de conseguir todas as métricas necessárias para medir o ROI (retorno sobre investimento) de todas suas ações no SEO.
No Google Analytics, por exemplo, você será capaz de extrair relatórios mensais com a evolução do número de visitas, número de visitantes, taxa de rejeição e todas as métricas que falamos no texto.
Essas dicas funcionam para praticamente todos os tipos de mercado. Veja esse exemplo de Seo para fotógrafos.
Veja esse guia para entender a pirâmide do SEO.
Qualquer empresa pode começar a utilizar técnicas de SEO para aumentar os resultados online
Com esse texto você é capaz de começar a aplicar técnicas de SEO e gerar mais resultados online. Caso ainda tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato, nós sempre estaremos dispostos a ajudar.
Nós oferecemos uma consultoria grátis de Inbound de 30 minutos, onde podemos te ajudar a resolver os problemas na execução das técnicas de SEO. Se você estiver interessado, clique aqui.
Neste texto, nós demonstramos como as técnicas de SEO são importantes tanto para aumentar quanto para mensurar os resultados de uma estratégia digital. Agora, existem muitas outras técnicas dentro da metodologia do Inbound Marketing que não foram relatadas no texto.
Para ter um aumento expressivo nos resultados da sua empresa, você precisa conhecer e aplicar todas as estratégias da metodologia do Inbound Marketing. Para te ajudar, desenvolvemos o projeto Let’s Grow. Onde demonstramos relatamos tudo que precisa ser feito, através de cases de sucesso, para atingir os bons resultados numa estratégia digital.
Você pode ser o responsável por uma mudança na sua empresa e ser reconhecido por isso. Se quiser saber como ajudar sua empresa a crescer, clique aqui e conheça o projeto Let’s Grow.