Fazer uma campanha de marketing digital é mais do que, apenas, pensar em como fazer a melhor propaganda possível: cada etapa do projeto deve ser pensado à exaustão antes de implementar qualquer campanha, mesmo porque o público que vai receber esse conteúdo é composto de cidadãos diferentes, com anseios diferentes e necessidades diferentes.
Você pode ter feito diversos cursos de Inbound ou Marketing Digital, mas é preciso mostrar à sua empresa que a campanha de marketing que você está montando tem chances de dar resultados. Afinal, quem vai se dar ao trabalho de fazer um grande projeto se ele não vai agregar nenhum valor aos negócios? É um pouco difícil convencer alguém de que a ideia é incrível se ela não vier atrelada a números também incríveis…
Para não cair nesse perigo, você precisa de dados. E existem cinco métricas que você precisa conhecer antes de começar uma campanha de marketing digital. São elas:
1. CPV (Custo por visitante)
A conta é, basicamente, simples: você tem que saber o seu número mensal de visitas e dividi-lo pelo valor total do seu investimento no site. Assim, você descobre o quanto gasta, realmente, para fazer com que uma pessoa, até então estranha, consuma seu conteúdo.
2. CPL (Custo por lead)
O CPL evidencia o valor unitário dos leads gerado em uma campanha, este número é obtido através da divisão do investimento feito no trabalho de marketing digital (R$) pelo número de leads gerados, proveniente das diversas fontes de tráfego.
3. SQL (Sales Qualified Lead)
SQL, Sales Qualified Leads, é a qualificação do Lead à ser entregue ao setor comercial afim de trabalha-lo até a venda, efetivamente. Esta fase se justifica pois nela pode-se identificar os leads que realmente apresentam intenção de compra. Este consumidor já conhece sua necessidade e compreende que seu produto ou serviço é capaz de atende-la, ele provavelmente possui verba suficiente para adquirir esta solução. O Marketing da sua empresa é o responsável por evoluir esse MQL (Marketing Qualified Leads – é aquela lead que está em um estágio educado) até que ele possa ser considerado um SQL e ser passado para o time de vendas.
4. CPA (Custo por aquisição)
O Custo Por Aquisição ou CPA, é um lance em que você paga apenas pela conversão. Independente de qual seja o seu objetivo naquela campanha, seja vendas, inscrições, leads, dentre outros. Esse modelo de lance é ideal para o anunciante, pois o CPA foi planejado para que ele converta diminuindo os custos relacionados. O sistema analisa seu histórico e encontra o CPC ideal para a sua campanha.
5. Número de clientes novos
Depois de todos os seus esforços e investimentos em marketing, quantos clientes você conseguiu ao longo do último mês? Mas clientes mesmo, já faturados.
Se você tem uma meta de X clientes por mês e, com todas essas métricas, conseguiu –X, ainda há algo errado. Que tal rever suas metas, prioridades e ter uma conversa com sua equipe de vendas? Talvez o erro esteja dentro do processo de venda, e não no processo de atração (principalmente se o seu número de visitantes é alto e o número de clientes é extremamente baixo).
Conheça mais sobre Marketing Digital nestes textos: