Com o desenvolvimento da internet surgiram novas formas de fazer comunicação. Entre elas está o Inbound Marketing, que busca atrair o interesse de potenciais alunos por meio da disseminação de conteúdos de relevantes e de qualidade. Porém, ainda existem muitos mitos sobre o Inbound Marketing.
De acordo com a pesquisa Content Trends 2016, 30% das empresas brasileiras não utilizam o Marketing de Conteúdo. Desse total, 54,3% afirmam que não conhecem a estratégia.
Essa falta de conhecimento acaba por contribuir com o surgimento de informações erradas sobre o método. Neste artigo vamos explicar alguns dos mitos sobre o Inbound Marketing. Acompanhe os próximos parágrafos!
1. É apenas uma tendência
O conteúdo já é usado como ferramenta de marketing há algum tempo. O Guia Michelin, por exemplo, vem divulgando a alta gastronomia por meio de conteúdos relevantes. O mesmo aconteceu com o Guia Quatro Rodas, que associava a hotelaria e os estabelecimentos comerciais a rotas de viagens.
Porém, somente com a popularização da internet que esse modelo ganhou espaço como uma estratégia específica de comunicação. O Inbound Marketing como conhecemos já existe há mais de 10 anos e, conforme a pesquisa Content Trends, é usado por 70% das empresas brasileiras.
2. Inbound Marketing é o novo SEO
O Marketing Digital possui vários conceitos e estratégias, e por isso é comum que as pessoas façam confusão entre eles. É importante deixar claro que Inbound Marketing e SEO são coisas diferentes, mas complementares.
O SEO concentra as estratégias de otimização de websites e blogs para buscadores da internet. Dessa forma, trata do melhor uso de palavras-chaves, imagens, URL amigável, entre outros elementos.
Já o Inbound Marketing busca atrair as pessoas por meio de conteúdo sem impor a elas nenhum produto e, com isso, fazer com que negócios sejam fechados com mais facilidade.
3. Pode ser feito por uma pessoa
O Inbound Marketing para trazer resultados exige diversas etapas: produção de conteúdo criativo e relevante, pesquisa de temas de interesse do público, definição de linguagem atrativa, mensuração de resultados, design, planejamento, entre outras etapas.
Com tanto trabalho a ser feito, dificilmente um profissional conseguirá executar todas essas etapas com qualidade suficiente para gerar os resultados esperados — principalmente porque envolve diversas áreas de conhecimento. Portanto, o trabalho em equipe é essencial para conseguir alcançar os objetivos com essa estratégia.
4. Inbound Marketing é Marketing de Conteúdo
Talvez esse seja o maior mito envolvendo o Inbound Marketing. A produção de conteúdo é, sem dúvidas, um dos pilares do Inbound, mas não define todo o trabalho que essa estratégia exige.
O conteúdo é uma das formas usadas para atrair as pessoas, mas não é a única. Além disso, como falamos no tópico anterior, o Inbound é composto de várias etapas que vão muito além da produção de material informativo.
Todas essas etapas têm como objetivo atrair as pessoas, convertê-las em candidatos e, por fim, fazer com que elas fechem negócio com a sua marca. Um trabalho mais complexo do que apenas produzir conteúdos, certo?
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