Na hora de investir em novos canais e estratégias de marketing digital, é comum enfrentar algumas resistências. Afinal, fazer algo novo em uma Instituição de Ensino Superior (IES) que já está acostumada a ter resultados com certas táticas é um enorme desafio.
Porém, no post de hoje iremos te ajudar a calcular o retorno que algumas ações de marketing digital podem trazer para sua IES para que você consiga a alocação de recursos necessária para investir nessa nova abordagem.
Quer saber mais? Continue lendo!
É preciso investir em mídias sociais?
Um erro grave na hora de elaborar uma estratégia de marketing para mídias sociais é pensar que elas são intrinsecamente gratuitas.
Mesmo quando não utilizamos nenhuma de suas plataformas pagas, como Facebook Ads, uma boa estratégia exige o uso de recursos (como tecnologia, processos e pessoas) que possuem certo custo financeiro.
E para medir o retorno das suas campanhas, não basta apenas mensurar os números de curtidas e seguidores. É preciso saber calcular o ROI (um dos mais importantes KPIs) sobre cada uma delas.
Afinal, o que é ROI?
O ROI vem do inglês Return on Investment e serve justamente para medir o retorno sobre o investimento em qualquer campanha de marketing digital, não somente nas mídias sociais.
Em poucas palavras, o ROI será o resultado da divisão do valor do seu lucro subtraído do seu investimento pelo investimento, tudo multiplicado por 100. Para entender melhor, vamos considerar o seguinte exemplo para uma instituição de ensino.
Uma campanha de divulgação do vestibular exigiu um investimento de R$ 1.000. Essa campanha gerou 40 inscrições no seu vestibular, com um lucro de R$ 4.000. O seu ROI será, então, o resultado dessa divisão R$ 4.000 (lucro) – R$ 1.000 (investimento) / R$ 1.000 (investimento) que é igual a 3, multiplicado por 100.
Ou seja, o valor do seu ROI será de 300, significando que você teve um excelente retorno de 300% nessa campanha fictícia.
Como calcular o ROI nas redes sociais?
Para calcular o retorno do investimento nas mídias sociais precisamos pensar, primeiro, nos objetivos para o uso delas. Se o objetivo for, por exemplo, a captação de novos alunos, é preciso analisar algumas variáveis.
Equipe
Eu tenho um analista exclusivo de mídias sociais? Ou o trabalho é realizado por uma agência externa?
Tempo
Quanto tempo por dia meu analista utiliza se dedicando às ações de captação? Quanto vale a hora de trabalho do meu analista ou da agência?
Tecnologia
Possuo as ferramentas de monitoramento necessárias para identificar oportunidades. que surgem nas mídias sociais para minha IES?
Demais custos
Mídias sociais pagas, como o Facebook Ads, estão sendo utilizadas? Quanto gastamos para a criação das artes especificas das campanhas?
Somando todos esses custos e considerando o valor médio da sua mensalidade, você deve captar o mesmo tanto de alunos novos cujo valor das mensalidades somadas anualmente seja igual ao seu custo anual para manter sua estratégia.
Mas avalie com cuidado! Muitas vezes contar com a ajuda de uma agência de marketing digital trará muito mais benefícios, como poder contar com a expertise de uma equipe especializada e com a tranquilidade de saber que sua estratégia de mídias sociais está sendo bem cuidada.
Curtiu nosso post? Leia também nosso artigo sobre a metodologia do marketing digital para IES e aprenda mais sobre essa tendência!