A tecnologia definitivamente revolucionou a rotina de alunos e professores. Do ponto de vista acadêmico, ela pode trazer uma série de benefícios — que vão desde as facilidades relacionadas ao aprendizado até uma integração maior entre o corpo docente e discente. Daí a importância de um CRM para quem atua nessa área.
Mas, na verdade, é importante levarmos em consideração que não é só dessa forma que a tecnologia pode auxiliar uma instituição de ensino superior (IES).
O fato é que existem uma série de sistemas que podem auxiliar os profissionais de outras áreas a desenvolverem melhor os seus trabalhos. No caso da equipe comercial, o CRM — Customer Relationship Management — , por exemplo, certamente é uma ferramenta estratégica para garantir resultados realmente efetivos.
Quer saber um pouco mais sobre a importância de um CRM para os profissionais de marketing e de vendas? Então confira o nosso post de hoje!
Centralize as informações
A quantidade de dados que circulam em uma IES é fora do comum. São centenas — ou até milhares — de estudantes que utilizam os sistemas internos. Em alguns casos, as informações chegam em um volume tão grande que, infelizmente, cada setor possui dados distintos sobre a mesma realidade.
A primeira finalidade do CRM, nesse sentido, é a de centralizar todas essas informações, evitando que ocorram ruídos de comunicação entre a gestão da IES, a equipe de marketing e a equipe de vendas.
Acompanhe todo o histórico de vendas
É fundamental que a IES consiga compreender as necessidades de cada um dos alunos. Só assim a instituição terá condições de oferecer soluções personalizadas, ou seja, de acordo com os interesses reais de todos eles.
E, novamente, a importância de um CRM aparece: com este tipo de sistema é possível acompanhar cada movimento dos alunos e, com isso, tomar decisões muito mais precisas. E isso é importante tanto para fidelizar os alunos atuais quanto para atrair novos estudantes.
Otimize todo o processo de vendas
Não é só a IES que pode se beneficiar de um CRM. O fato é que os próprios alunos também percebem algumas vantagens ao usufruir da ferramenta. Afinal, ela facilita o processo de vendas como um todo.
Com isso, é mais fácil para a instituição controlar todos as etapas de aquisição e, além disso, fica mais fácil para o aluno realizar cada uma de suas ações. No final das contas, todos podem sair ganhando com a implementação do sistema!
Melhore a tomada de decisão
Com um bom CRM, o gerente da equipe comercial poderá acompanhar dados em tempo real e, dessa forma, ser muito mais preciso em sua tomada de decisões junto à equipe. O resultado é certeiro: o desempenho de todo o time será aprimorado — afinal, os colaboradores terão um norte a seguir!
Falar sobre a importância de um CRM é o mesmo que falar sobre o desempenho de todo o time comercial: uma coisa está intimamente ligada à outra. Quando investimos em tecnologia, estamos também garantindo que os profissionais da área tomem decisões com base em dados — e não em meras especulações.
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