Você já pensou em implantar inbound marketing para captar mais alunos na sua instituição de ensino? Se essa ideia está na sua lista, pode ser uma boa opção contratar uma agência de inbound marketing.
Mesmo que você já tenha uma equipe de comunicação interna, para colocar o inbound para funcionar, é preciso estudar e estar sempre atento às novas práticas que mudam todos os dias.
Por isso, quando for calcular o custo-benefício, considere que as agências têm profissionais especialistas, ferramentas de análise e mensuração e experiência com clientes e situações diferenciadas.
Vamos analisar aqui quais aspectos você deve considerar na hora de tomar a decisão, escolhendo o que for mais vantagem para a sua IES. Boa leitura!
Conheça a reputação da agência de inbound marketing
Toda empresa carrega uma reputação. Isso se mostra tanto no portfólio quanto no relato dos clientes que já passaram por ela.
Entre em contato com quem já utilizou o serviço da agência de inbound marketing, converse sobre o atendimento, a pontualidade nos prazos e a eficiência das propostas oferecidas. É interessante que você saiba se os resultados esperados foram atingidos.
Uma boa pesquisa na internet também é válida. Veja há quanto tempo a agência está no mercado e se há reclamações a respeito do serviço. Publicações, prêmios e participações em eventos relevantes na área também podem ser importantes na escolha de uma boa agência.
Considere os tipos e a qualidade dos serviços oferecidos
Certifique-se de que a agência de inbound marketing atende toda a demanda de serviço que você necessita ou que considere ser importante para atender a sua instituição de ensino. Assim, evita que você contrate mais de uma agência, como uma para redes sociais e outra para o blog.
Antes de fechar o contrato, tente compreender ao máximo o que exatamente será feito. Assim, você tem menos chance de se frustrar, caso não tenha a dimensão correta do projeto.
Procure por quem entenda e já tenha trabalho na área educacional
O marketing é uma área que está sempre em atualização, seja nas tendências de mercado, público ou ações a serem realizadas. É importante que as agências estejam atualizadas sobre essas tendências, procurando novas ideias constantemente e testando tudo o que é feito.
Ainda mais se tratando de conteúdos da área de educação, que exige um conhecimento amplo sobre várias áreas do conhecimento e afinidade com um público jovem, na maioria das vezes.
Os profissionais da agência devem estar alinhados com as especificidades do trabalho para instituições de ensino. Isso porque o trabalho de inbound marketing nesse caso envolve branding e captação de alunos com alta demanda em períodos específicos do ano.
É uma dinâmica diferente de um e-commerce, por exemplo, onde as vendas devem acontecer o ano todo. Além disso, na instituição de ensino, vende-se um serviço. Os diferenciais são os valores e qualidade (que aparece na formação dos professores, materiais disponíveis, entre outros). Não é a mesma coisa vender um produto tangível.
Ao procurar por uma agência de marketing para instituição de ensino, pesquise bastante. Faça reuniões antes de assinar o contrato, veja as propostas e converse com sua equipe.
Ler bastante a respeito também é essencial, por isso, acompanhe sempre novos posts no nosso blog!