O final de semana mais importante do ano para os candidatos já chegou.
O ENEM está aí e com ele chega a ansiedade, tanto dos alunos, quanto das instituições de ensino.
No mercado educacional, a competição está cada vez mais alta, principalmente após a “Era FIES”, as instituições de ensino estão precisando se diferenciar muito para chamar a atenção dos alunos.
Na reta final de estudos para o exame, o que diferencia uma IES de outra é a relevância.
Ao desenvolver conteúdos importantes para o candidato nessa fase tão complicada, você definitivamente conseguirá se diferenciar das outras instituições.
Vamos apresentar hoje um Case no mercado educacional para o Unipê, utilizando Smart Content da Hubspot.
Primeiro entenda o que é Smart Content da Hubspot.
Smart Content Hubspot
Smart Content é personalização de conteúdo.
Essa ferramenta da Hubspot permite que você altere o conteúdo e os elementos da sua página dependendo do visitante.
Por exemplo, caso ele ainda não seja um lead, você poderá configurar para que ele veja um conteúdo genérico na página.
Sendo um lead topo de funil ou até mesmo de estágios mais avançados, você tem a possibilidade de personalizar o conteúdo, estabelecendo uma relação de acordo com a sua estratégia, com nome, CTAs e ofertas específicas, por exemplo.
Veja como utilizamos o Smart Content para otimizar as landing pages do Unipê.
Case mercado educacional Unipê – Smart Content
Recentemente lançamos um ranking com os melhores sites de instituições de ensino e não é atoa que o Unipê teve a melhor avaliação. Veja o ranking aqui.
A 5seleto utilizou a ferramenta de Smart Content da Hubspot para desenvolver landing pages personalizadas para o visitante.
Primeiro, veja essa landing page: http://conteudo.unipe.br/revisao-para-o-enem-2015
Nós podemos destacar muitos pontos positivos nela.
A primeira é o próprio conteúdo para download (oferta).
Esse conteúdo é extremamente relevante para um candidato, concorda?
Na reta final do ENEM, qualquer ajuda é bem-vinda, um candidato que entra nessa landing page dificilmente não irá baixar um guia de revisão para a prova.
Outro ponto positivo é que a landing page segue todas as boas práticas que o Inbound Marketing recomenda:
- Não possui menu de navegação
- O título está bem claro e destacado
- Os pontos de destaque da oferta estão em bullet points (marcadores) para facilitar a leitura
- Possui uma imagem (não tão chamativa)
- O formulário está bem fácil de converter
Desse modo, é possível obter informações valiosas para fazer uma abordagem muito mais assertiva quando captar o potencial aluno e direcioná-lo para o time comercial.
Os campos do formulário são muito importantes, pois são eles que te permitem personalizar o conteúdo e utilizar a ferramenta Smart Content Hubspot.
Ao preenchê-lo, o aluno é direcionado para a Thank You Page, onde o download do material fica disponível.
Veja a Thank You Page como está:
Os pontos marcados de vermelho mostram que o conteúdo foi personalizado para o lead.
Qualquer potencial aluno que baixar o material verá essa página personalizada com o seu nome.
Nessa mesma Thank You Page, podemos destacar vários outros pontos importantes:
- Botão de download do e-book para entregar o material ao lead
- Botão de envie para um amigo para aumentar o alcance
- Botões de compartilhamento para distribuir nas mídias sociais
- Texto bem objetivo e direto, fazendo conexão direta com o CTA de inscrição – uma forma de fazer o potencial aluno avançar etapa no funil
- CTA no canto direito inferior para a inscrição no vestibular
Cada um desses pequenos detalhes fazem uma grande diferença na conversão de novas oportunidades para a IES.
Smart Content nas páginas do site
Ao navegar pelo site do Unipê, o Smart Content da Hubspot identifica que sou um lead e utiliza minhas informações para personalizar o conteúdo de outras páginas.
Por exemplo, veja como era a página do Curso de Marketing do Unipê quando acessei e não era um lead: http://conteudo.unipe.br/marketing
Não havia nenhuma identificação ou personalização para o lead. Uma página simples e genérica para qualquer visitante que chegasse a ela.
Mas após eu preencher o formulário de captação de leads do Guia Rápido e Prático de Revisão para o ENEM 2015, veja como a página ficou:
O mesmo acontece em várias outras páginas do site, como páginas de cursos, landing pages de ofertas, etc.
O Smart Content da Hubspot aplicado da maneira certa pode trazer resultados fantásticos para sua instituição de ensino.
Conclusão
O smart content é um recurso muito interessante que pode personalizar sua página e chamar muita atenção do seu público: seja ele candidato, inscrito, aprovado, convocado ou matriculado.
Imagine customizar AUTOMATICAMENTE seu site para melhorar a experiência do visitante e principalmente aumentar sua taxa de conversão em várias fases do funil!
Isso já é possível e está ao alcance do todas as empresas. Basta querer, ou esperar seu concorrente fazer primeiro e impressionar todo mundo primeiro que você.
A inovação gera um reforço de marca muito grande, principalmente quando o benefício está ligado à experiência do cliente.
Customizações como esta são super simples de fazer e dependem de 5min da sua equipe de TI. O resto, deixa com a gente.
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