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Consultoria de Marketing Digital não é para qualquer empresa. Pense bem antes de contratar!

Estou conversando com muitas empresas sobre consultoria de marketing digital e estou vendo muitas pessoas com uma impressão errada sobre o que uma consultoria pode fazer pela empresa. Muita gente acha que uma consultoria de marketing digital vai resolver todos os problemas e de repente estarão batendo todas as metas, mas as coisas não são bem assim.

Escrevi esse texto justamente para que você saiba exatamente quem contratar, como contratar e o que esperar de uma consultoria de marketing digital para sua empresa.

Para te ajudar a tomar boas decisões, veja esse Mega Guia de Marketing Digital.

Seja você um novo empresário, funcionário de uma grande empresa ou até mesmo o dono de um grupo empresarial, em algum momento você já pensou em contratar uma consultoria de marketingdigital , não é mesmo?

No nosso mercado, normalmente a ideia da “consultoria de marketing digital” aparece quando os resultados atuais com ações de marketing tradicional não estão tão bons ou quando os profissionais internos não sabem exatamente o que fazer para aumentar as vendas usando a internet.

Isso é normal, mas eu preciso dizer que uma consultoria de marketing digital não é para qualquer empresa.

Quero deixar claro que em alguns casos você NÃO deve nos contratar, nem a 5seleto, nem nenhuma outra empresa de marketing, mesmo que seja a melhor consultoria de marketing digital do Brasil ou do mundo!

Por que estou dizendo isso?

Porque, em certos momentos e condições da sua empresa, uma consultoria não vai te entregar os resultados que você está procurando. É claro que muitas vezes os consultores de marketing podem ajudar aumentar suas vendas ou melhorar sua captação de leads (conforme irei abordar neste texto também…), mas existem muitas chances de você e a sua empresa não estarem preparados para receber uma consultoria especializada em marketing digital.

Listei alguns problemas que mostram que sua empresa não está preparada para uma consultoria de marketing. Destaquei também o que você deve fazer para garantir que a consultoria de marketing seja bem sucedida e traga resultados para a sua empresa.

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Então vejamos porque uma consultoria de marketing digital não é para qualquer cliente:

O que é uma consultoria de marketing digital? Não entendeu? Não contrate!

consultoria de marketing

No dicionário, o significado de consultoria é “1 – ação de dar conselhos. 2 – ação ou efeito de um especialista dar parecer sobre matéria da sua especialidade.”

Simples, né?

Vejamos agora: o que é uma consultoria de marketing digital?

Eu gosto de explicar a palavra MARKETING assim: marketing é o gerúndio da palavra market em inglês: market + ing.

A tradução literal da palavra market é MERCADO. Como o gerúndio coloca o verbo em movimento constante (ação que não teve um fim), a palavra marketing pode ser entendida pelo conceito de “marcado em movimento”.

O que significa que o marketing engloba ações de expansão do mercado, bem como estratégias empresariais de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo à pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

Então uma consultoria digital são conselhos e pareceres sobre ações importantes para movimentar o mercado à favor da sua empresa.

Já ouvi muito empresário dizendo: “eu não gosto de consultoria porque ninguém coloca a mão na massa. Dão muitos conselhos aqui e sugestões de melhorias alí — criam diagnósticos com análises, mas pouca prática.”

O que se deve esperar?

Se você não entendeu este dois conceitos separados e juntos, cuidado. Preste bem atenção no conceito de consultoria e marketing. É mais fácil que você entenda separadamente e depois em conjunto.

Se você acha que vai receber além de um diagnóstico, um plano estratégico, tático, operacional e ainda a implementação de tudo isso, pare! Existem algumas empresas que entregam a consultoria e ainda implementam as sugestões, mas não são todas.

Antes de contratar um consultor ou consultoria de marketing digital, talvez até um consultor de e-commerce, alinhe exatamente o que será entregue durante e ao final da consultoria. Por exemplo, existem consultores de marketing que são focados em melhorar performance de certas ações publicitárias, outros são focados em expandir negócios em mercados específicos, desenvolver planos de marketing, integrar sua área de marketing e comercial, etc. Cada consultoria destas, entrega uma coisa diferente.

Então, enquanto não tiver muito bem claro o que você receberá, não contrate uma consultoria.

Consultoria de marketing sem bons produtos, modelo de negócios ou preços? Você não pode construir um arranhacéu sem um bom alicerce

consultoria de marketing

Criar um negócio é como construir um prédio. Se você tentar erguer um prédio de 70 andares sem um bom alicerce, você está correndo um sério risco do seu edifício nunca sair do papel, ou pior, desmoronar completamente.

Acontece a mesma coisa nas empresas. Sem um bom produto, você está fadado ao fracasso.

Se você não definiu seu produto, nunca conseguiu vendê-lo para ninguém, não é hora de contratar uma consultoria de marketing digital, mas sim, uma consultoria de negócio. Se você não tiver isso resolvido, acontece que o marketing pode fazer um excelente trabalho, mas você não vai conseguir vender mais ou alcançar os resultados que você espera…

Antes de contratar uma consultoria de marketing, você precisa eliminar as dúvidas principais sobre seu produto, modelo de venda, precificação. Neste caso, uma consultoria do SEBRAE vai muito bem!

Seu produto ou serviço não precisa ser único, mas precisa ser diferente. Empresas que não têm diferencial, são mais difíceis de sair da comparação simples de preço.

Mas se seu produto for ruim, nem mesmo o melhor profissional de marketing poderá ajudar.

Foque em desenvolver produtos realmente interessantes e que ajudam as empresas e pessoas. Será muito mais fácil você ter sucesso com marketing e aumentar suas vendas.

Quanto custa uma consultoria de marketing digital? E depois? Não tem dinheiro para implementar? Não contrate

consultoria de marketing

Uma consultoria especializada custa caro. Você precisa de saber que uma consultoria normalmente é dada por pessoas que entendem profundamente o que estão fazendo, e para chegar neste ponto, elas passaram por experiências diversas.

Abaixo estão alguns componentes que valorizam a EXPERIÊNCIA de um consultor. Esta lista te ajudará entender porque uma consultoria normalmente custa caro:

  • Errar custa dinheiro: um consultor especializado já passou por vários erros diferentes, por consequência, ele vai te ajudar a evitá-los, pois errar custa dinheiro — evitar erros já significa resultados.
  • Informação custa dinheiro: certas informações em mercados específicos valem ouro, então, uma pessoa que conhece as principais fontes de informação e consegue reunir dados que enbasem seu trabalho e comprovem suas análise, vale muito!
  • Conhecimento tempo: informações são importantes, mas o tempo que se gasta para transformar informações em conhecimento é também muito valioso. O método analítico leva tempo e testes até que sejam formadas conclusões satisfatórias. Alguns conhecimentos por exemplo, são frutos de caros investimentos em cursos e eventos internacionais com profissionais expoentes em suas áreas.

Agora você entendeu fatores de como calcular o valor / hora de um profissional consultor especializado, certo? É necessário deixar claro que além disso, a quantidade de entregas interfere diretamente no valor do projeto.

Por isso que muitas empresas contratam consultoria do SEBRAE. O SEBRAE possui profissionais altamente qualificados em várias áreas e mercados, e se comparado com outras consultorias, a consultoria do SEBRAE é muito barata interessante.

Sabendo como uma consultoria pode ser cara, você precisa conseguir aproveitar ao máximo. Se você paga uma consultoria mensal, é necessário ter grande velocidade para implementar as sugestões, pois você não vai aguentar ficar pagando a consultoria para o resto da vida ou do ano…

Você precisa conseguir andar, antes de tentar correr! Mas o que isso quer dizer?

Antes de acelerar suas vendas, você precisa de um mínimo de coisas para que uma consultoria possa te ajudar realmente.

Dependendo do tamanho da sua equipe, você pode tentar fazer tudo sozinho primeiro. Você verá que existem coisas mais fácies que outras, algumas essenciais que não podem ser terceirizadas e então perceberá onde realmente precisa de ajuda.

Como funciona uma consultoria de marketing digital? Qual a base fundamental para uma consultoria de marketing digital dar certo?

consultoria de marketing

Frequentemente existem 3 cenários quando vamos iniciar uma consultoria de marketing digital aqui na 5seleto:

  • Consultoria de marketing digital para pequenas empresas
  • Consultoria de marketing digital para grandes grupos
  • Consultoria de marketing digital especializada no mercado educacional

O que varia é o nível de experiência dos nossos interlocutores. As pessoas que contratam a consultoria têm diferentes níveis de entendimento sobre marketing digital. Se por um lado a falta de experiência dificulta a cobrança por resultados, por outro lado, as boas e más experiências geram muitas conclusões precipitadas (preconceitos).

Mas contra fatos não há argumentos. Por isso, sempre preparamos números e elementos didáticos de fácil entendimento que comprovam a eficácia das nossas sugestões.

Listei alguns itens básicos que recomendamos em nossas consultorias. Já escrevemos muito sobre alguns tópicos em textos que recomendo a leitura para melhorar a exploração de cada tópico:

  • Comece um blog sobre seu mercado:qualquer consultoria de marketing digital pode ser potencializada com um blog atualizado que seja referência para o mercado. Também conhecido como marketing de conteúdo, as estratégias de blog ajudam você atrair mais visitas para o seu site e contribuem fundamentalmente para sua autoridade no mercado. Lendo estes 3 textos, você saberá exatamente como fazer isso, e mais, ficará empolgado para fazer isso imediatamente: o que é inbound marketing, Como criar um blog pessoal ou blog corporativo: variáveis de sucesso e planejamentoComo fazer um blog do zero: Tutorial prático, fácil e passo a passo completo.
  • Otimize o código do seu site: também conhecido como SEO onpage, este guia de regras e boas práticas vão te ajudar a entender o que isso significa e te mostrarão passo a passo como melhorar seu site para conseguir melhores posições nos resultados de busca. Checklist SEOSEO: o que é e qual sua importância
  • Faça seu site ficar mais rápido: quando mais lento for seu site, menos conversão de leads e menos visitas você terá. O próprio Google oferece um guia para acelerar o seu site. Acesse esta ferramenta e faça um teste: Google Pagespeed
  • Seja socialmente relevante: criar um perfil nas redes sociais com a logo da sua empresa não é suficiente. Você precisa de conquistar as pessoas. Algumas empresas de marketing chamam isso de “engajamento”. Mas engajamento nada mais é do que uma interação entre pessoas. Então sua empresa precisa de criar perfis sociais que estejam focados em construir relacionamento com outras pessoas. Sem isso, você não será capaz de converter as pessoas em fãs e clientes. Comece usando ferramentas de monitoramento. Se o seu mercado tem produtos especializados, eu recomendo. Inteligência de mercado aplicado à recursos da ferramenta podem facilitar muito a sua vida e da sua equipe também. Veja alguns exemplos de como fazer isso no mercado educacional de forma super eficiente: Monitoramento especializado, Monitoramento mercado educacional.

Se sua empresa não é capaz de fazer todas estas coisas, então você já tem uma lista de elementos para solicitar à sua consultoria, agências e parceiros.

Você deve procurar por uma empresa que tenha as seguintes características:

  • Habilidade técnica: que seja capaz de fazer mudanças no seu site
  • Capacidade de aprender: ninguém sabe tudo sobre um mercado, por isso é necessário entender mais sobre o produto da sua empresa e momento do mercado que atua.
  • Humildade para seguir instruções: você gastou muito dinheiro para sua consultoria não ser implementada por uma empresa que tem uma opinião diferente. Seja duro com as opiniões e peça que elas sejam embasadas sempre com análises. Todos nós temos nossas impressões pessoais, mas a análise crítica de fatos baseada em números é muito mais valiosa e útil para ser seguida. Então, exija que as diretrizes da consultoria sejam aplicadas fielmente.
  • Velocidade na implementação: você precisa que o trabalho seja implementado o mais rápido possível por duas razões primordiais: 1) seus concorrentes podem estar fazendo o mesmo e o quanto mais à frente você estiver, melhor. 2) O marketing digital muda muito rápido, se você demorar a implementar, sua consultoria pode ficar obsoleta e conter elementos que não são mais úteis, pois as regras mudaram.

Como funciona uma consultoria gratuita de marketing digital?

consultoria de marketing

Vou ser bem franco com vocês sobre porque existem empresas que oferecem consultorias gratuitas de marketing e como funcionam essas consultorias gratuitas. Inclusive a 5seleto oferece uma consultoria de marketing digital gratuita.

Basicamente, oferecemos uma consultoria gratuita pois ela é uma forma de agilizar o processo de vendas. Não há mal nenhum nisso, muito menos má fé. Pelo contrário, existem uma série de vantagens de empresas oferecerem consultoria gratuita no início da relação:

  1. Gerar leads: consultorias são oferecidas para identificar potenciais oportunidades de novos negócios. Para ter acesso à consultoria, você tem que deixar seus dados de contato e informações sobre sua empresa.
  2. Conhecer o trabalho: você terá contato com elementos que estarão presentes no “projeto completo”. Isso é muito valioso para saber se você gostou daquela relação ou não. É o momento perfeito para saber também se o cliente tem o perfil do fornecedor e se o fornecedor tem capacidade real de ajudar o cliente.
  3. Acelerar o processo de qualificação: o contato direto entre cliente e fornecedor faz cair o véu da incerteza e permite facilmente identificar características essenciais para o sucesso do projeto. Então o lead pode ser qualificado e avançar para uma proposta comercial ou desqualificado evitando desperdício de tempo do comercial com um lead sem potencial de virar cliente.

Por isso, as consultorias gratuitas não resolvem totalmente as demandas da empresa, nem deixam o cliente totalmente sem resposta. Aqui na 5seleto, por exemplo, entregamos O SUFICIENTE para gerar valor na relação de negócio.

O produto mais comum de uma consultoria gratuita é um diagnóstico rápido baseado em perguntas fechadas e características pré-definidas que será compilado por uma ferramenta automatizada e em seguida gera um documento com respostas pré-elaboradas que se tornam relevantes por serem customizadas pelas informações iniciais do cliente.

Veja este exemplo de diagnóstico que geramos para nossos clientes juntos com a RD Station. Exemplo do Raio X do marketing

Consultores de marketing não fazem milagre

consultoria de marketing

Todos os meses recebemos solicitações de consultoria de marketing digital para pequenas empresas e consultoria de marketing digital para médias empresas que estão procurando por milagres.

Nós atendemos todas com a mesma cordialidade e educação, buscando explicar que nenhuma empresa de marketing conseguirá atender um cliente tão pequeno (em faturamento) e rapidamente transformá-lo em uma máquina de vendas, principalmente sem grandes investimentos.

Veja só, você precisa de entender que se o seu produto não é tão bom, ou seu site precisa de ajustes drásticos, não adianta aumentar o número de pessoas que chegam até ele, pois obviamente a venda não irá acontecer. O mesmo acontece com sites que tem uma baixa taxa de conversão. O trabalho de marketing é feito, mas o resultado em vendas não atende às expectativas.

Uma consultoria de marketing digital é especializada em ações para melhorar o mercado à seu favor, mas se você não fizer a sua parte, o mercado irá até você, mas voltará para outras empresas pois você não foi capaz de conquistar a demanda que recebeu do marketing.

E se fosse fácil, qualquer um faria qualquer empresa crescer e seríamos todos milionários!

Então, quando você deve contratar uma consultoria de marketing digital?

consultoria de marketing

A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de contratar uma consultoria é eleger uma área específica de atuação ao invés de contratar tudo de uma vez.

Por que? Simplemente por que os especialistas são ESPECIALIZADOS, ou seja, eles são bons em fazer uma coisa específica, e não são bons em tudo.

Um mal exemplo seria: você chega em uma agência e eles dizem que fazem de tudo, online e offline (“full service”) — cuidado. De duas, uma: ou eles não são especializados e contratam terceiros para realizar certos trabalhos, ou eles não são os melhores no que fazem. Vale a pena pesquisar por outras empresas.

Portanto:

  • Se você precisa de colocar sua mensagem na traseira de um ônibus, contrate os melhores nisso.
  • Se você quer fazer um curso de marketing de conteúdo, inscreva-se no melhor e mais completo curso de marketing de conteúdo disponível online e em português. Links curso marketing de conteúdo
  • Se você quer um software de automação de marketing para gerenciar seus leads e automatizar suas ações, contrate o melhor software do mundo. Trial Hubspot
  • Se você precisa de acelerar suas vendas através da internet, usando Inbound Marketing e Links Patrocinados, contrate a 5seleto. 😉

E assim como você, nós também já contratamos consultores quando não era a hora certa. Recentemente demitimos uma consultoria com uma produtora de conteúdo. Eles foram contratados para criar um processo de trabalho para redatores, mas fizeram um trabalho terrível. Mas eu não posso culpá-los, pois quebramos a nossa própria regra. Nós fizemos uma pesquisa muito breve sobre o mercado de produção de conteúdo antes de contratá-los. Aprendemos e testamos muito pouco e por isso estávamos trabalhando no escuro — não sabíamos o que e como cobrar para recebemos uma entrega excelente.

Qualquer empresa pode se beneficar com a contratação de uma consultoria de marketing digital

consultoria de marketing

Se você está preparado para acelerar suas vendas online, uma consultoria especializada em marketing digital certamente pode ajudar. Mas não espere que esta consultoria resolva todos os problemas da sua empresa.

Este texto é uma abordagem breve sobre o trabalho de uma consultoria de marketing digital, existem muitos pontos que não foram abordados pela sua profundidade. Por isso criamos uma consultoria de marketing digital gratuita, que pode ser solicitada por qualquer empresa.

A entrega desta consultoria é um diagnóstico do seu marketing atual e caminhos para sua evolução usando a nossa especialidade: o marketing digital.

Se você consegue reunir informações variadas sobre metas e números atuais sobre a sua empresa e quer nossa ajuda para indicar uma direção de crescimento usando recursos de marketing digital, me deixe saber neste link.

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