Muitos são os desafios para as instituições de ensino que querem se destacar da concorrência buscando práticas que consigam atrair a atenção do seu público. O investimento em conteúdos educacionais de qualidade é fundamental para conseguir atingir seus objetivos e captar cada vez mais alunos.
Neste artigo, você terá acesso a diversas informações e dicas que vão ajudá-lo a entender o poder do conteúdo para a sua estratégia de captação. Ao final, você também terá acesso a dicas preciosas para elaborar o seu plano.
Confira a seguir!
Por que investir em conteúdo educacional?
O marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais crescem no país e no mundo. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa recente, cerca de 70% das empresas brasileiras investem nele.
A razão é simples: usar informações relevantes é uma das melhores maneiras de engajar o seu público e cativá-lo.
Apostar em conteúdos educacionais de qualidade é fundamental para atrair o interesse de possíveis alunos, fazendo com que eles enxerguem na sua instituição a melhor solução para seus desejos e necessidades.
Ao usar seus canais de comunicação como veículo para a difusão de materiais ricos, feitos para responder a todas as questões das pessoas, você proporciona a elas a oportunidade de conhecer tudo o que a sua sua instituição oferece para formar um profissional de alta qualidade.
Como o seu conteúdo ajuda na captação de alunos?
Para poder atingir resultados satisfatórios, é preciso entender o papel dos conteúdos na jornada de quem busca uma universidade para se matricular. A principal preocupação é a formação educacional que permita construir uma carreira de sucesso, e portanto há um processo de pesquisa cuidadoso a fim de escolher o melhor curso, na instituição ideal.
No caso dos adolescentes, é comum que conversem com colegas, amigos e familiares porém a internet costuma ser o principal canal para a obtenção das informações que serão a base de sua decisão. Caso a página de sua universidade apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, ótimo, pois maiores serão as chances de que esse jovem clique e leia o material. Se o que leu interessou, ele provavelmente passará algum tempo buscando outras informações e compartilhando-a com sua rede de contatos.
Pode ser que um artigo o faça perceber que o curso dos sonhos é direito e ele dê uma olhada na sua página sobre o curso. Lá, verá que os professores são qualificados e os alunos parecem apreciar a experiência. Ele assina a newsletter e passa a receber outras informações e acesso a conteúdos educacionais cada vez mais ricos.
Ao final, quando optar por uma faculdade, o nome da sua instituição estará no topo da lista de preferências.
O exemplo que apresentamos acima representa um perfil de público bastante comum: o jovem a caminho da universidade. E o conteúdo oferecido é de extrema importância para que ele possa optar por uma instituição em particular.
A opção pelo uso de conteúdos educacionais é um diferencial de mercado precioso e que deve ser explorado na sua estratégia de marketing. Pesquise as questões, defina as palavras-chave, elabore o material de forma clara e objetiva.
Por fim, use os seus perfis e páginas em redes sociais para replicar o material do seu site, construindo uma audiência atenta e fiel, atingindo cada vez mais pessoas. Dessa forma, você ampliará a lista de contatos, gerará mais leads e, consequentemente, aumentará as matrículas. Eis a fórmula para o sucesso.
Como produzir conteúdos educacionais de qualidade?
Agora, que já pudemos esclarecer a parte teórica, é chegada a hora de abordar aspectos mais práticos da estratégia. Separamos a seguir as principais dicas para que você consiga elaborar — e colocar em prática — o seu plano de conteúdo.
1. Crie personas
Quais os perfis do público que você deseja conquistar para o seu corpo discente? Quem são essas pessoas, como se comportam, quais as suas principais dúvidas, desejos e necessidades? As personas são representações semifictícias dos alunos que você deseja matricular.
No caso específico de universidades, as personas variam de acordo com cada área de conhecimento ou curso. Mas é provável que também existam perfis distintos, mesmo para quem busca uma mesma solução como um programa de MBA em gerenciamento de projetos. Esse é um curso que atrai tanto jovens executivos buscando crescimento profissional quanto profissionais mais velhos, já estabelecidos, e que precisam se renovar e reinventar.
Realize pesquisas periódicas para criar ou atualizar as personas da sua instituição e elabore conteúdos educacionais sob medida para elas.
2. Aborde temas de interesse para o seu público
A base do marketing de conteúdo está em dois termos: relevância e valor para o leitor, para assim conquistá-lo. Portanto, na hora de produzir cada material — e-books, artigos, vídeos —, mantenha os dois conceitos em mente. Descubra os termos e palavras-chave mais pesquisadas e aproveite cada uma delas na sua instituição.
Dependendo da persona para quem os conteúdos são produzidos, será necessário ajustar linguagem, tipo de CTA e abordagem do tema. Não tenha medo de produzir conteúdos parecidos, mas para personas distintas. Vale mais a pena reforçar temas interessantes do que produzir algo sem valor algum.
3. Aplique técnicas de SEO
A otimização para ferramentas de busca — Search Engine Optimization ou SEO — é uma ferramenta valiosa para os seus conteúdos. Ela é composta por diversas técnicas que ajudam o seu site a ser reconhecido e apreciado por mecanismos de busca.
Isso se reflete na posição que o seu site ocupa no ranking dos resultados, sem contar os anúncios pagos. Quanto mais próximo do primeiro lugar, maiores as chances de receber um clique e iniciar a jornada rumo à matrícula.
O ideal é contar com ajuda especializada para poder aproveitar ao máximo os alunos por meio de buscas orgânicas.
4. Invista em link building
Dentro de cada material produzido também existem ótimas possibilidades. O link building é uma ferramenta de SEO tão importante para conteúdos educacionais que merece atenção especial.
A inserção de links de qualidade faz com que o visitante tenha acesso a outros temas de interesse ou sobre os quais tenha alguma dúvida. Escolha cuidadosamente os termos-chave mais relevantes dentro de cada material e ofereça a possibilidade de expandir os conhecimentos do seu futuro aluno. Ao mencionar um curso específico em um artigo, por exemplo, faça um link para a página dele no seu site.
5. Produza conteúdos segmentados
Conteúdos segmentados são materiais produzidos sob medida para cada tipo de público (as suas personas, por exemplo). É uma forma de estreitar laços e aumentar a confiança das pessoas na sua marca e serviços. Você oferece relevância, valor e qualidade nas informações. Em troca, recebe mais dados para qualificar os seus leads.
Para descobrir o que disponibilizar, é possível fazer pesquisas e analisar os links mais acessados. Fique de olho nas visitas ao site e aos relatórios de disparo de e-mail marketing, percebendo padrões nos cliques. Perceba as preferências: quem lê o artigo X acessa Y, mas quem opta por A tende a gostar de B. Dessa forma, fica fácil perceber quais assuntos merecem maior atenção.
Agora é o momento de absorver todas as informações e planejar a sua estratégia para oferecer conteúdos educacionais irresistíveis! Pesquise e desenvolva soluções para aumentar cada vez mais o número de matrículas e, é lógico, de alunos felizes.
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