Uma das tendências mundiais – e no marketing educacional não poderia ser diferente – é a aproximação entre marca e público-alvo.
Nesse cenário, poucos canais te conectam com tanta assertividade quanto as redes sociais.
Assim como em qualquer estratégia de marketing, é fundamental entender seu público para saber quais são os métodos mais eficazes e conseguir explorá-los, transformando candidatos em alunos.
Então, meu objetivo quando escrevi esse conteúdo, é de descobrir como o marketing no Instagram pode ser uma ferramenta interessante na importante (e desafiadora) missão de captar e reter alunos na sua universidade, além de ser importante para as ações digitais de empresas em qualquer mercado.
Rede social estratégica
O perfil de usuários no Instagram pode te ajudar a enxergar esse canal com outros olhos.
Atualmente, 67% dos usuários cadastros têm entre 18 e 34 anos.
Viu como a faixa etária dos seus candidatos se encaixa à do Instagram?
Então é melhor levá-lo mais a sério.
Diferentemente do que acontece no Facebook e Twitter, onde as pessoas também estão interessadas em leituras relevantes, o Instagram é pura imagem.
Sendo assim, você precisa encontrar um equilíbrio entre a mensagem que sua faculdade quer passar com as especificidades disponíveis nessa rede.
Marketing no Instagram
O marketing no Instagram tem demonstrado um crescimento tão significativo que a própria rede decidiu criar uma vertente para uso empresarial.
Enquanto essa novidade não chega no Brasil, você pode potencializar a presença da universidade através dos anúncios pagos.
Através de posts publicitários as ações de marketing têm mais chances de alcançar o candidato ideal. Isso porque os algoritmos que o Instagram utiliza cruza os interesses do usuário com o material que você está anunciando.
Mostre os bastidores do ensino
A principal vantagem que uma universidade tem ao criar um perfil e fazer marketing no Instagram é a possibilidade de trazer o aluno para o ambiente estudantil antes mesmo dele fazer a matrícula.
Você pode publicar fotos mostrando as dependências da universidade, como laboratórios, estúdios de rádio e TV, entre outros espaços.
Outra alternativa é produzir vídeos das ações internas realizadas pela instituição e pelos alunos durante os cursos.
Promova sua marca
Campanhas no Instagram são ótimas ferramentas para promover a marca e projetos da sua instituição de forma eficiente.
O tipo de campanha pode variar dependendo do objetivo da faculdade ao implantar o marketing no Instagram.
Você quer aumentar o número de inscritos?
Uma ideia é fazer um vídeo com o depoimento de um aluno que esteja prestes a se formar contando sua experiência, que tal?
Vídeos costumam ser uma estratégia bem aceita pelos candidatos!
Olha, calouros também podem ajudar – realizando um concurso de fotos com mais curtidas entre as novas turmas.
O desenvolvimento de uma comunidade através das hashtags também é uma estratégia eficaz, pois ela faz com que o aluno associe imediatamente a expressão à imagem da universidade.
Aproveite o slogan da instituição em uma hashtag e compartilhe conteúdos interessantes como curiosidades históricas, avaliações recebidas pelo Ministério da Educação, estudantes premiados e até assuntos sugeridos pelos próprios alunos.
As instituições de ensino têm muito a ganhar com o investimento em ações de marketing no Instagram.
A faculdade poderá criar um vínculo ainda mais consistente com seus candidatos, que chegarão ao primeiro dia de aula sabendo exatamente o que encontrar em termos de qualidade de ensino e de infraestrutura.
Pronto para fazer sua estreia no Instagram? Conte-nos quais são suas expectativas nos comentários!