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O panorama e as tendências do mercado educacional são assuntos que sempre interessam os reitores ou gestores de instituições de ensino superior.
Em 2023, vivemos uma realidade que exige uma análise de mercado educacional mais aprofundada. Afinal, são vários os acontecimentos recentes que mexeram com a área da educação superior.
Conhecer esse tipo de informação é fundamental para as Instituições de Ensino Superior (IES), pois elas podem preparar suas estratégias de forma mais eficiente e com mais confiança. Agora é a hora, já que o mercado educacional está aquecido e se expandindo e é o momento de aumentar as vendas usando a internet.
Neste artigo, reunimos uma série de números, dados e temas atuais sobre educação. Recomendamos que você leia tudo com atenção para conhecer a realidade atual do mercado. E, de quebra, saber como desenvolver as melhores estratégias na sua IES. Vamos lá?
Segmento educacional: revisão geral do cenário pós-pandêmico
O ano de 2023 está repleto de peculiaridades para o mercado educacional. Para começar, o cenário atual é de pós-pandemia. Ou seja, este é o primeiro ano em que as instituições de ensino podem realizar as suas atividades sem grandes restrições sanitárias.
Isso quer dizer que atividades presenciais, como palestras, congressos e até mesmo as aulas voltaram a ser realizadas no formato tradicional.
Porém, é claro que a pandemia da Covid-19 modificou as nossas vidas profundamente! Como você bem lembra, nos anos anteriores as IES tiveram o desafio de migrar praticamente todas as atividades para os meios online.
Em 2023 e nos próximos anos, espera-se que as novas tecnologias sejam utilizadas fortemente no mercado educacional. Plataformas interativas, videoaulas, conteúdos em áudio, e-books, entre tantas outras possibilidades do ensino digital seguem em alta.
No entanto, os estudantes estão ansiosos para voltar a realizar atividades presenciais. Logo, isso é algo que deve ser visto e considerado pela sua IES, mesmo para cursos totalmente EAD.
A sua IES pode investir em estrutura física, com bibliotecas e laboratórios. Assim, os alunos de EAD podem realizar atividades presenciais em alguns momentos.
Este outro artigo do Rafael Villas Bôas traz outros insights e dados interessantes sobre o mercado educacional no Brasil. Fica o convite para a leitura.
Mercado educacional brasileiro: expectativas das políticas públicas
Com a eleição de um novo grupo para governar o País, há expectativas para novos investimentos nas políticas públicas educacionais.
Como mostra uma reportagem do portal Pronatec, as expectativas são positivas! Isso porque o novo Governo Federal mostrou-se disposto a voltar a investir fortemente no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
A publicação comenta, inclusive, que a Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (Abmes) divulgou uma nota parabenizando o novo presidente e defendendo a ampliação dos programas.
A expectativa das IES é que, com o aumento do investimento no Prouni e no FIES, mais alunos possam ocupar os bancos escolares. Assim, a tendência do mercado educacional é de crescimento para os próximos anos.
Panorama geral das IES brasileiras: dados do Censo do Ensino Superior 2021
A seguir, apresentaremos os principais números levantados pelo Censo do Ensino Superior 2021.
Esse é o mais recente panorama divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Veja, a seguir, as principais informações!
Número de instituições
De acordo com o Censo do Ensino Superior 2021, há 313 IES públicas e 2261 IES privadas operando no Brasil. Ou seja, 87,6% das instituições de educação superior são privadas.
Confira mais alguns dados interessantes:
- em relação às IES públicas: 42,8% são estaduais (134 IES); 38,0% são federais (119); e 19,2% são municipais (60);
- a maioria das universidades é pública (55,4%);
- entre as IES privadas, predominam as faculdades (81,0%);
- quase 3/5 das IES federais são universidades e 34,5% são Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets)
Matrículas
Havia 2.574 Instituições de Educação Superior no Brasil em 2021, das quais 76,9% eram faculdades. As 204 universidades existentes no Brasil equivalem a 7,9% do total de IES. No entanto, 55,1% das matrículas de graduação estão concentradas nelas.
Apesar do alto número de faculdades, nelas estão matriculados apenas 13,4% dos
estudantes de graduação.
Ainda sobre as matrículas, outros dados relevantes que foram levantados foram:
- 3,1% das IES oferecem 100 ou mais cursos de graduação;
- 27,4% das IES ofertam até 2 cursos de graduação;
- Em média, as IES oferecem 16,7 cursos de graduação;
- 83,4% dos cursos de graduação nas universidades são na modalidade presencial;
- O grau acadêmico predominante dos cursos de graduação é o bacharelado (59,8%).
De maneira geral, o número de matrículas em IES quase atingiu 9 milhões, em 2021.
Modalidades das graduações
O tecnológico foi o grau acadêmico com maior aumento no número de ingressos em 2021 em relação a 2020. Um total de 54,8% de pessoas ingressaram em cursos de bacharelado.
Os cursos de bacharelado continuam concentrando a maioria dos ingressantes da educação superior (54,8%), seguidos pelos cursos tecnológicos (29,7%) e pelos de licenciatura (15,4%).
Entre 2020 e 2021 houve um aumento no número de ingressantes no grau de bacharelado (3,9%). Entretanto, o grau de tecnológico apresentou a maior variação positiva, com 19,2% de ingressantes em 2021. Já os cursos de licenciatura registraram uma queda de -12,8% nesse mesmo período.
Cursos mais procurados
Os cursos presenciais mais procurados nas IES privadas, em 2021, foram:
- Direito (616,9 mil matrículas);
- Psicologia (261,8 mil);
- Enfermagem (243,5 mil);
- Administração (195,7 mil);
- Medicina (158 mil);
- Fisioterapia (136,4 mil);
- Odontologia (125,3 mil);
- Engenharia Civil (117,9 mil);
- Farmácia (105 mil);
- Pedagogia (103,3 mil).
Já na modalidade EAD, os cursos que mais registraram matrículas nas IES privadas foram:
- Pedagogia (557,2 mil matrículas);
- Administração (341,1 mil);
- Contabilidade (193,1 mil);
- Gestão de Pessoas (170,4 mil);
- Educação Física (146,4 mil);
- Sistemas de Informação (128,8 mil);
- Enfermagem (108,2 mil);
- Serviço Social (103,9 mil);
- Logística (95,9 mil);
- Marketing (74,2 mil).
Nas instituições públicas, os cursos presenciais com mais matrículas realizadas são:
- Administração (47,1 mil matrículas);
- Pedagogia (44,4 mil);
- Direito (42,1 mil);
- Medicina (41,2 mil);
- Agronomia (39,2 mil);
- Engenharia civil (37,2 mil);
- Sistemas de Informação (30,7 mil);
- Biologia (Licenciatura) (30,2 mil);
- Engenharia Elétrica (28,9 mil);
- Matemática (Licenciatura) (28,5 mil).
Na categoria EAD, as instituições públicas registraram mais matrículas em:
- Pedagogia (12,8 mil matrículas);
- Matemática (Licenciatura) (8,5 mil);
- Letras- Português (Licenciatura) (7,3 mil);
- Administração (6,7 mil);
- Administração Pública (6,6 mil);
- Biologia (Licenciatura) (4,1 mil);
- Computação (Licenciatura)r (2,6 mil);
- Engenharia de Produção (2,6 mil);
- Física (Licenciatura) (2,5 mil);
- Química (Licenciatura) (2,3 mil).
Instituições privadas possuem a maior fatia do mercado
As instituições públicas no Brasil são pequenas e não são capazes de atender à demanda geral por cursos de ensino superior. Elas são direcionadas para servir como centros de excelência e pesquisa, com padrões de admissão competitivos e capacidade limitada de expansão.
Já as instituições privadas de ensino superior estão focadas em atender às exigências profissionais do mercado de trabalho. Nesses espaços foram desenvolvidos programas flexíveis para atender às necessidades da população trabalhadora.
Modalidade de ensino à distância está em franca expansão
Especialistas do setor, como a Hoper Educação esperam que, apesar da situação político econômica desafiadora, o setor de educação no Brasil continue a crescer. Particularmente no segmento de ensino à distância.
As mensalidades mais baixas e a facilidade de acesso a qualquer hora e lugar deverão aumentar a penetração do ensino superior no Brasil.
As soluções de EAD são particularmente atraentes para o número substancial de universidades privadas com fins lucrativos no Brasil. Isso justifica o recente crescimento dessa modalidade de ensino.
De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), das 226 instituições que oferecem aulas de ensino à distância, 64% são privadas, enquanto 36% são públicas.
Daniel Antonucci também traz um resumo detalhado do cenário educacional no Brasil. Vale a pena a leitura, no link.
Mudanças no mercado educacional afetam o trabalho
Foi-se o tempo onde o aluno tinha apenas algumas poucas opções para ingressar no ensino superior. A realidade dos dias atuais é que existem tantas opções disponíveis, que o futuro universitário tende a escolher aquela que mais se conectar com ele.
E é nesse ponto que entra a importância de se conhecer os dados do mercado.
Com eles, você pode entender e se relacionar com seus potenciais alunos de uma maneira mais específica e eficiente. Isso faz com que as suas ações tenham resultados cada vez mais positivos.
Além disso, vale lembrar que a quantidade de cursos e IES cresce a cada ano e a tendência é continuar com esse avanço por um bom tempo.
Agora, mais do que nunca, é fundamental investir tempo e esforço na hora de definir suas estratégias, planejar seus processos de captação e retenção e analisar os resultados das suas ações.
Acertar nesses pontos significa aumentar as chances de estar na lista de desejos dos seus futuros estudantes.
E para ajudar você com essa tarefa, recomendamos esse artigo sobre a qualidade do inbound marketing da sua IES. Nele você vai entender a importância do uso do inbound marketing como forma de se destacar no mercado educacional atual.
Extra: perguntas e respostas sobre o mercado educacional contemporâneo
A competitividade no mercado educacional é grande. Por isso, é importante que você, como gestor da área, fique atento às novidades do segmento.
Confira respostas rápidas para alguns dos principais questionamentos que os gestores educacionais têm feito:
Quais são as novas tendências educacionais?
As tendências educacionais estão mudando rapidamente com o avanço da tecnologia. Assim, exige-se a necessidade de se preparar os estudantes para o mundo globalizado e cada vez mais interconectado em que vivemos.
Algumas das novas tendências incluem a personalização da aprendizagem, a inclusão e a diversidade, a tecnologia como ferramenta pedagógica, a aprendizagem baseada em projetos e a colaboração e trabalho em equipe.
Qual é o maior desafio da educação hoje?
A educação superior enfrenta desafios significativos relacionados à equidade, acessibilidade, preparação para o mundo do trabalho e qualidade da formação.
É importante que as instituições de ensino superior e as políticas públicas trabalhem juntas para abordar esses desafios. Assim, poderão garantir que todos tenham acesso a uma educação superior de qualidade.
Quais os principais problemas da educação superior hoje?
Com a demanda crescente por uma formação superior, muitas instituições estão sobrecarregadas e enfrentam dificuldades para fornecer uma educação de alta qualidade, com professores altamente capacitados e recursos adequados.
Nesse sentido, percebe-se que são necessários investimentos na formação de bons professores, assim como em recursos tecnológicos de ponta. Sobretudo ao aprendizado EAD, por exemplo.
Além disso, com a alta demanda por cursos de graduação, os gestores do mercado educacional precisam investir em marketing de conteúdo para chamar atenção da comunidade e conquistar mais alunos. Uma das medidas que vale a pena é a do investir em inbound marketing.
Nesse sentido, você pode contar com a 5seleto, agência especializada em inbound marketing para educação! Acompanhe a nossa página no LinkedIn e fique por dentro de nossas novidades!