Você já sabe da importância de implementar estratégias de qualidade para obter bons resultados, mas como ter certeza de que sua IES está no caminho certo? Basta acompanhar as métricas de e-mail marketing corretas!
Um dos maiores benefícios do marketing digital é a possibilidade de acompanhar os números das suas campanhas em tempo real. Isso significa que é possível agir diante de alguma queda desagradável ou intensificar alguma tática que esteja gerando ótimo retorno.
Tudo isso só funciona se você olhar para os números certos. Existe uma grande variedade de métricas de e-mail marketing que podem ser acompanhadas, e esse excesso pode causar confusão. Analisar os indicadores certos e saber como melhorá-los é essencial para o sucesso.
Neste post saiba quais são as 4 métricas de e-mail marketing que você tem que acompanhar na sua campanha!
1. Taxa de abertura
Esse número representa quantas pessoas do total realmente abriram o seu e-mail marketing. É um termômetro para saber o quão atrativa é a sua comunicação em um primeiro olhar. Afinal, se o conteúdo não é aberto, de nada adianta o restante ser eficiente, certo?
Para garantir um aumento nessa métrica você deve implementar uma boa estratégia de redação no seu assunto. Afinal, ele é o primeiro elemento do seu e-mail marketing que o público vê.
2. Taxa de rejeição
Entre as métricas de e-mail marketing analisadas, precisam também estar aquelas que medem reações negativas. A taxa de rejeição mostra a quantidade de mensagens que não chegaram ao usuário. Também chamada de bounce rate, esse indicador tem duas variações: soft e hard bounce.
O soft bounce é resultado de um problema momentâneo, como uma caixa de entrada cheia ou um problema com o servidor. O hard bounce é algo mais grave, porque significa que o e-mail não existe e deve ser removido da sua lista.
3. Taxa de conversão
Quantas pessoas abriram seu e-mail, clicaram no CTA e concluíram a ação que você deseja? A taxa de conversão é um resumo de tudo isso em relação ao total de pessoas impactadas pelo seu e-mail marketing.
Para sempre contar com bons retornos, a sua estratégia deve ser completamente focada em obter resultados de qualidade. Analisar métricas de e-mail marketing como a taxa de conversão é um ótimo começo para isso.
4. Taxa de cancelamentos
Para contar com boas chances de sucesso, a sua lista de contatos deve sempre estar em crescimento. Portanto, uma das métricas de e-mail marketing que precisam ser acompanhadas é a taxa de cancelamento.
Ela mostra quantas pessoas optam por deixar de receber o seu conteúdo e serve como um alerta de que algo está errado. Pode ser uma abordagem incorreta, segmentação inadequada ou outro problema que tem que ser resolvido.
Levando em consideração cada uma dessas métricas de e-mail marketing você vai contar com uma estratégia sólida para focar nos resultados que precisa. Nenhuma campanha deve ser iniciada sem ter objetivos claros que possam ser acompanhados. Fique sempre de olho nessas variações para tomar decisões certeiras no momento oportuno!
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