O nome Link Building é dado ao conjunto de técnicas de SEO que visa conseguir links de outros sites, aumentando a popularidade e a autoridade de um site do ponto de vista dos sistemas de busca.
Um link é uma ligação entre páginas, é através dele que o mecanismo de busca descobre como elas estão relacionadas e se esse elo é forte.
É pelos links que os usuários navegam na internet. Um link em uma página leva o usuário para outra página e assim sucessivamente. Nós, link builders, somos responsáveis por criar links e fazer com que um determinado site seja encontrado e acessado pelos usuários.
E é também pelos links que os sistemas de busca analisa a relevância de um site. Quanto mais links apontando para um site, melhor será seu posicionamento nas páginas de busca.
Há dois elementos que os mecanismos de busca levam em consideração no link: a palavra que contém o link (texto âncora) e a página para onde o link aponta (página de destino).
O contexto ao qual o link será inserido deve ser levado em consideração. A página a ser linkada tem que estar relacionada ao assunto do texto e o texto âncora a ser usado não pode interromper a leitura do usuário, ou seja, deve ser inserido de forma natural no texto, descrevendo o conteúdo da página linkada.
Um link pode ser “interno” ou “externo”.
Links internos
Linkagem interna é a ligação entre páginas de um mesmo site, mesmo domínio, através do link. Os links internos são usados para guiar a navegação do usuário e mostrar aos sistemas de busca quão relevante são as páginas referenciadas por um link. Ao linkar uma página, você dá um voto para ela e os mecanismos de busca veem esse voto como ponto positivo.
Links externos
Links externos são aqueles que apontam para fora do site. A linkagem externa é um fator importante para o trabalho de SEO, uma vez que é pela quantidade de links externos de um site que os sistemas de busca determinam a sua relevância para o posicionamento.
Benefícios do Link Building
A combinação de uma campanha planejada de Link Building e conteúdo de qualidade traz muitos benefícios para o site:
* Conteúdo de qualidade atrai links naturais para o site;
* As páginas do site são regularmente indexadas;
* Com o trabalho de link building, o posicionamento do site melhora nas páginas de busca, consequentemente o número de visitantes aumenta no site;
* Popularização da marca do site;
* Promove relacionamento entre o site e potenciais clientes;
* Produção e divulgação de conteúdo de qualidade.
Como podem ver, os Links estão por toda a rede e com certeza, é impossível falar de internet sem mencioná-los. Cabe o Link builder tratar essa situação de forma estratégica e criativa. O que acham?