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Você entende a importância do monitoramento nas redes sociais para sua IES?

Com o aumento da concorrência entre as instituições de ensino (IES), seu marketing precisa contar com maneiras estratégicas de ter contato com alunos em potencial e com aqueles já matriculados. O caminho para ambos está no monitoramento nas redes sociais.

Essas plataformas transformaram completamente a forma como as pessoas interagem entre si — e isso também vale para as IES, que podem investir em posts de qualidade para atrair a atenção do público.

No entanto, o trabalho com redes sociais não se limita apenas à publicação de conteúdo. As pessoas estão acostumadas a postar comentários e enviar mensagens, algo que uma IES precisa ficar de olho para manter um contato próximo com seu público-alvo.

Veja mais sobre o tema em nosso post de hoje!

Por que fazer monitoramento nas redes sociais da sua IES?

Ficar por dentro de tudo o que é dito sobre a sua empresa e produtos é decisivo para uma atuação estratégica no ambiente digital. Essa é a melhor forma de receber contatos das pessoas, poder resolver suas questões e mantê-las satisfeitas.

O monitoramento de redes sociais também serve para oferecer insights inéditos a respeito dos seus cursos e da forma como os alunos enxergam a IES. É necessário analisar regularmente o que é dito para que sejam percebidos padrões.

Por exemplo: a partir de alguns tweets, você pode perceber que determinado curso possui um problema em sua grade curricular que precisa ser corrigido.

Como realizar um bom monitoramento nas redes sociais?

Você não precisa realizar manualmente todo esse trabalho de monitoramento nas redes sociais. Aliás, nem é eficiente trabalhar dessa forma. É possível ter muito mais sucesso ao captar um volume maior de dados em menos tempo ao contar com as ferramentas certas para o serviço.

Alguns exemplos de possibilidades nessa área incluem o ScupOpSocial e Social Mention. Nessas plataformas, você configura uma lista de termos que gostaria de monitorar e elas devolvem relatórios que destacam as menções a essas palavras que foram feitas nas redes sociais suportadas — como o Facebook.

A partir dessas informações, sua IES pode interagir com essas pessoas e proporcionar um atendimento altamente personalizado para quem está precisando de atenção. Para dar certo, esse processo precisa ser feito regularmente e com objetividade.

Quais são os resultados de boas estratégias de monitoramento?

Uma IES pode se basear em várias experiências para entender a importância do monitoramento nas redes sociais e começar a enxergar como essa iniciativa pode ser decisiva para o sucesso das suas ações digitais.

A equipe do programa Mais Você percebeu que as pessoas das redes sociais constantemente comparavam o penteado da apresentadora Ana Maria Braga ao do cantor Supla. Então, decidiram chamá-lo para participar da próxima edição, criando uma movimentação maior do que o normal no ambiente digital.

Outro exemplo é o cartão de crédito Nubank, que destaca os depoimentos de seus usuários em suas redes sociais. A maioria deles é extraída de menções feitas pelo público ao nome da marca, algo ao alcance de qualquer empresa que se preocupa em saber o que está sendo dito sobre ela.

Qual a hora de implementar a sua estratégia?

O monitoramento de redes sociais é essencial para que a sua instituição de ensino fique sempre por dentro de tudo o que é dito a respeito dela. Em nenhum mercado você pode se dar ao luxo de ignorar o que as pessoas estão dizendo sobre os seus produtos. A hora de começar é agora!

Restou alguma dúvida em relação a esse assunto? Deixe a sua pergunta nos comentários a seguir!

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