Conseguir novos candidatos, aumentar a repercussão da marca e melhorar o engajamento dos alunos. Para garantir que a sua Instituição de Ensino (IES) alcance essas metas, é necessário um acompanhamento detalhado das estratégias aplicadas. É nesse sentido que avaliar o ROI das redes sociais mostra-se uma ação importante.
Se você já usa as mídias sociais como estratégia de marketing para a sua instituição, é preciso ficar atento a essa métrica. Apesar de ser uma tarefa simples, ainda é comum que muitas IES não a acompanhem.
Neste texto, você vai aprender a calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI) das redes sociais, além dos benefícios de acompanhar essa métrica e algumas dicas para otimizar os seus resultados.
O que é ROI
O termo vem do inglês, Return On Investiment, e é uma métrica para você mensurar qual foi o retorno que a sua empresa teve com algum investimento específico, colocando na balança os gastos e lucros.
Assim, é possível entender a performance de cada ação, fazendo aplicações nas estratégias com melhor desempenho.
Como calcular o ROI das redes sociais
As campanhas podem ser recheadas de curtidas, compartilhamentos, retweetadas e tantas outras reações. Essa é uma preocupação válida, é claro. Mas a faculdade precisa saber exatamente se as ações que repercutiram também trouxeram lucros ou prejuízos.
Calculando o ROI, você pode comprovar não só o que a IES está ganhando, mas também em qual proporção.
A conta do ROI das redes sociais é simples. Primeiramente, você deve avaliar todas as despesas geradas, como anúncios pagos, contratação de agências, horas trabalhadas de cada membro da equipe, além da estrutura física e ferramentas usadas.
Depois, é preciso encontrar toda a receita proveniente das campanhas. Para isso, você pode usar ferramentas de gerenciamento das redes sociais para descobrir o alcance dos seus objetivos. Existem muitas no mercado, com versões pagas e gratuitas, como o SproutSocial, Cyfe, Hootsuite e Agora Pulse.
Com esses dados levantados, é só calcular:
ROI = (Retorno – Gastos) / Gastos
Se a sua empresa atingir um ROI igual ou maior do que 1, ela teve lucro com a ação. Caso o valor seja negativo, isso significa que houve prejuízo. Quanto maior o ROI das redes sociais, melhor o desempenho e resultados da campanha.
Por exemplo: você realizou uma campanha no Facebook para aumentar a fidelização dos estudantes e investiu 5 mil reais.
Acompanhando as interações e engajamento dos alunos, você descobriu que conseguiu melhorar a taxa de retenção de 30 alunos com mensalidades de 800 reais.
Então, o gasto foi de 5 mil, enquanto o retorno foi 24 mil (30 x 800).
A conta ficaria assim:
ROI = (24.000 – 5.000) / 5.000
ROI = 19.000 / 5.000
ROI = 3,8
Caso você prefira mensurar o seu ROI em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100: ROI = [(Retorno – Gastos) / Gastos] x 100
No exemplo acima, o investimento gerou retorno de 380% ou 3.8. Isso significa que para cada um real investido o retorno foi de três reais e oitenta centavos.
A importância do ROI das redes sociais em uma IES
Pelo caráter tradicional do segmento, algumas instituições ainda acreditam que as redes sociais não são importantes em suas estratégias, mas os números apontam outros caminhos.
Em 2015, a Parse.ly descobriu que o tráfego de referência das redes sociais, aqueles gerados por links compartilhados entre usuários, foi responsável por 43% dos visitantes, enquanto no Google representou 38%.
Talvez você já entenda o valor das mídias sociais, mas acredita que não é possível medir o ROI, já que nem todas as campanhas são de vendas. Seja para alcançar novos candidatos ou trabalhar o pós-venda, se você determinar a meta com clareza, o ROI das redes sociais mostrará os canais ideais para cada estratégia.
Essa métrica também é importante para eliminar gastos desnecessários, além de otimizar as tomadas de decisão, apresentando as informações adequadas para corrigir possíveis falhas e aproveitar oportunidades.
Se você documenta os ROIs das redes sociais, fica mais fácil determinar metas realistas e incentivar a equipe a alcançá-las.
Calculo do ROI em diferentes redes
Encontrar o retorno em cada rede social talvez seja mais fácil do que analisar os resultados de uma campanha inteira.
As duas métricas são importantes, enquanto a última aponta a performance da estratégia, saber o ROI de uma mídia separadamente permite que seja avaliado o seu poder de conversão.
De acordo com o objetivo da campanha, você saberá se uma rede está sendo rentável ou não. Além disso, essa informação traz alguns direcionamentos sobre quais metas são alcançadas em cada plataforma.
Ou seja, talvez o engajamento dos alunos pode ser melhor no Facebook, mas a conversão de candidatos acontece com melhor desempenho no LinkedIn. Isso permite que sua equipe faça um investimento seguro em cada rede.
É comum que a própria mídia disponibilize uma forma de rastrear e medir a atuação de empresas dentro da plataforma, mas você também pode acompanhar esses dados de dentro do seu próprio site, usando o Google Analytics. Algumas redes também oferecem ferramentas próprias de análise, como o Facebook Insights e o Twitter Analytics.
Técnicas para melhorar o ROI das redes sociais
Uma vez que o ROI é um sinalizador de como as suas campanhas estão evoluindo, você também deve se interessar em saber como ter resultados reais, sem distorções, e de que forma melhorá-los.
Veja, a seguir, algumas dicas para aumentar o ROI das redes sociais:
Estabelecer um objetivo
Segundo a Buffer, empresa de gerenciamento de redes sociais, o propósito nessas plataformas normalmente deve ser:
- brand awareness (ou consciência de marca: mede a popularidade da empresa);
- engajamento;
- tráfego para o site;
- geração de leads;
- atendimento ao cliente.
Como todo plano de marketing, as estratégias nas redes sociais precisam ter um objetivo esclarecido para todos da equipe. Determine metas realizáveis de acordo com a finalidade que vocês pretendem alcançar.
Documentar investimentos e retornos
Assim como é preciso ter um planejamento de marketing para realizar campanhas de sucesso, é preciso registrar todos os gastos dos investimentos realizados. Em relação à receita, é importante avaliar o ticket médio, multiplicado pela quantidade de vendas e retenção de alunos.
Escolher os KPIs adequados
Os KPIs (Key Performance Indicator ou indicador-chave de performance) consistem em métricas mais apropriadas de análise, junto ao ROI.
Enquanto em uma estratégia de brand awareness, as curtidas, compartilhamentos e comentários são relevantes. Mas para a geração de tráfego, por exemplo, são acompanhados o número de visitantes e o tempo de permanência no site.
Mensurar os resultados
Monitorar o desempenho das estratégias permite que falhas sejam identificadas rapidamente, sem comprometer o resultado do ROI. Se possível, use os princípios do Growth Hacking, acompanhando também cases de sucesso das estratégias que você quer implementar. Lembre-se de estabelecer uma frequência na qual os dados serão analisados.
Portanto, medir periodicamente o ROI das redes sociais otimiza essas mídias para estratégias de marketing. Por atraírem o público jovem, essas plataformas representam o ambiente ideal para encontrar candidatos e encantar alunos.
Lembre-se de estabelecer um objetivo, adequar as mídias ao perfil do estudante e incluir todos os gastos e receitas no cálculo do ROI para obter sucesso!
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