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5 razões para o Inbound Marketing para Universidades ser eficaz

“O que é o Inbound Marketing para universidades? Por que uma instituição de ensino deve considerar investir em uma estratégia desse tipo?”

O Inbound Marketing é uma metodologia que consiste em criar e entregar conteúdos relevantes para possíveis futuros clientes.

Se você não está familiarizado com o esse método, leia este texto sobre o que é inbound marketing.

“Como assim conteúdo relevante?”

Conteúdos relevantes são conteúdos que ajudam sua persona a resolver alguma necessidade, dúvida ou objeção que ela possui a respeito da sua instituição.

“E o que são personas?”

Personas são representações do seu cliente ideal — ou seja, seu candidato ou potencial aluno.

Aquele perfil de aluno que traz mais retorno para a instituição. Que veste a camisa dela desde o primeiro dia. Que além de estudar e se formar na instituição, fala bem dela para todos os amigos.

Não é qualquer aluno, é o melhor aluno.

Se não fui claro, leia este texto, que fala sobre a criação de personas. Você irá entender como desenvolver a persona da sua IES.

 

“Que tipo de conteúdo relevante é esse?”

Esses conteúdos podem ser:

  • Posts de blog;
  • Posts em redes sociais;
  • Newsletters;
  • Pesquisas;
  • Webinars;
  • Vídeos;
  • E-mails;
  • Infográficos;
  • Guias;
  • Ebooks;
  • Entre outros.

“Mas isso vai funcionar para minha instituição de ensino?”

Essa é a principal pergunta! Neste texto, vamos mostrar 5 razões pelas quais o Inbound Marketing para universidades funciona muito bem.

Razão nº 1 – Seu candidato é digital

Uma das premissas do marketing, seja ele on ou offline, é estar onde sua audiência está.

Entendendo bem sua persona, você conseguirá definir exatamente onde você deve estar.

A primeira razão para o Inbound Marketing funcionar na sua instituição é porque ele está onde todos os seus clientes e futuros clientes estão.

Pense em quantos dos seus alunos possuem celular e utilizam a internet.

Os jovens que estão ingressando numa universidade estão conectados 24 por dia.

Seja no celular, tablet, notebook, etc.

A internet é onde eles passam a maior parte do tempo. Fazem buscas, procuram respostas para as perguntas do dia a dia, conversam com amigos, veem vídeos, leem livros, compram coisas.

Isso significa que você tem oportunidades todos os dias para oferecer conteúdos relevantes no momento exato em que eles precisam.

Com uma boa estratégia de Inbound Marketing para universidades é exatamente isso que você conseguirá.

Entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, na hora certa é uma das principais premissas dessa metodologia.

Razão nº 2 – Sua persona possui necessidades óbvias

 

Diferentemente de outros mercados, no segmento educacional você não tem que trabalhar duro para descobrir o que seus candidatos realmente querem. Você tem muita sorte!

Os estudantes que estão se formando no ensino médio estão em busca de uma boa universidade ou faculdade para estudarem.

Você sabe exatamente quais são as dúvidas deles, pois essas dúvidas são bem claras!

  • “Qual área devo seguir, humanas, exatas ou biológicas?”;
  • “Qual é o melhor curso pra mim?”;
  • “Será que o curso que eu quero dá dinheiro?”;
  • “Não quero fazer o curso que meus pais querem que eu faça. Como vou convencê-los?”;
  • “Qual a melhor faculdade para eu fazer esse curso?”;
  • “Como vou pagar a faculdade?”;
  • “Como vou para a faculdade (transporte)?”;
  • “Vou estudar de manhã, tarde ou a noite?”;
  • “Será que vale a pena estudar a distância?”.

Você já possui uma enorme quantidade de perguntas que o seu candidato tem.

Desse modo, fica muito mais fácil você criar conteúdos de valor, que geram engajamento e atraem essas pessoas.

Você deve responder todas essas questões.

Só assim você conseguirá chamar a atenção dos seus futuros alunos.

Razão nº 3 – Sua instituição já produz muitos conteúdos

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A maior dificuldade que empresas possuem ao desenvolver a metodologia Inbound Marketing é a produção de conteúdo. Seguir o planejamento e produzir conteúdo de forma contínua.

Esse é um dos maiores erros do marketing de conteúdo.

A diferença, nesse ponto, do mercado educacional da maioria dos outros mercados é que no mercado educacional, a própria IES já produz muito conteúdo. Essa é uma das razões para o Inbound funcionar tão bem em uma IES.

Por ser uma instituição acadêmica, muito conteúdo é produzido todos os dias.

Portanto, o que precisa ser feito é uma adequação do conteúdo produzido, para direcioná-lo à persona da instituição.

Razão nº 4 – Você tem muitas histórias para contar

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Uma das melhores formas de você conquistar um candidato é contando uma boa história para ele.

Histórias possuem um poder muito forte de criar uma conexão entre o cliente e a marca.

As pessoas adoram ouvir uma boa história.

Essa é uma das grandes vantagens que o mercado educacional possui. Por isso, estudamos tanto para nos tornarmos especialistas e fazer inbound marketing para universidades.

Você já parou para pensar na quantidade de coisas que sua instituição tem pra contar?

Pense em quantas histórias de vida ocorreram por causa da sua IES.

Cada aluno tem um contexto de vida diferente. Para mostrar para novos alunos os motivos dele estudar na sua instituição, de fazer o curso X etc.

Incentivando seus alunos a escreverem sobre essas histórias, você estará dando um passo muito à frente.

Os futuros alunos se identificarão muito com essas situações.

Quem também tem muito o que contar para contar são os professores.

Eles já viram de perto e vivenciaram muitos casos de superação, crescimento, evolução de vários alunos.

Incentive seu corpo acadêmico a fazer parte disso.

Lembrando que o conteúdo não precisa ser um texto em si.

Lembre-se de todas as formas de conteúdo que podem ser feitos:

  • Você pode fazer uma entrevista com um professor, sobre as histórias mais interessantes que ele vivenciou na IES;
  • Pode pedir para um ex-aluno gravar um vídeo, falando da importância da sua faculdade na vida profissional e pessoal dele;
  • Fazer uma pesquisa com os atuais alunos atuais sobre os motivos deles estudarem na sua instituição.

Existem diversas histórias e todos os dias novas histórias vão sendo criadas.

Basta você utilizar sua imaginação e divulgá-las para atrair seus futuros alunos.

Razão nº 5 – Inbound Marketing para universidades vai trazer o maior ROI dos seus investimentos

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Uma diferença que ainda existe é a de orçamentos para o marketing on e off.

Geralmente o orçamento do marketing offline é de 3 a 10 vezes maior do que o do marketing online.

É ainda uma questão cultural: as pessoas não têm tanta certeza do poder da internet.

Para muitos gestores, investir 300 mil numa mídia de divulgação offline é comum e, dependendo da mídia, podem achar até um investimento barato.

Mas investir a mesma quantia em uma estratégia online parece um absurdo.

A boa notícia é que isso está mudando!

Muitos gestores estão começando a enxergar o poder da internet para trazer resultados reais para a empresa. Ela proporciona um retorno muito maior sobre o investimento.

Se você investir 300 mil numa campanha de jornais impressos, é bem provável que o seu retorno seja muito menor e muito menos preciso do que se você investisse esse valor numa campanha de Inbound Marketing.

O fato é que a internet é um meio muito mais democrático para as empresas investirem. Empresas pequenas podem competir com grandes, pois o que importa é a diferença na abordagem.

Com um orçamento maior, você atingirá mais pessoas a princípio. Porém, se o seu discurso não for apropriado, sua conversão em captação de alunos não será tão efetiva.

Retorno escalável

A outra grande diferença que a internet proporciona é o retorno escalável.

Quando você investe em anúncios, seja eles em televisão, jornais ou qualquer outro meio, você só conseguirá ter retorno enquanto estiver aportando dinheiro.

Se o investimento parar, os anúncios e o retorno somem.

A situação muda se você investir em uma estratégia de crescimento orgânico, como um blog, redes sociais,etc.

Mesmo que você não esteja investindo em anúncios, esses meios continuarão rendendo frutos.

Um blog pode crescer de forma orgânica e manter o volume de visitas alto por meses, sem que sejam feitos novos investimentos.

Entenda aqui melhor como funciona esse crescimento orgânico.

Conclusão

Não é à toa que o Inbound Marketing para universidades está se popularizando tanto: essa estratégia que pode trazer o maior retorno para sua instituição se for feito da maneira correta.

Pelo fato do investimento não ser alto, a estratégia de Inbound Marketing para universidades pode ser inserida em paralelo às outras ações de marketing da sua instituição de ensino.

A uma combinação nos esforços faz com que  o marketing digital ajude o marketing offline e vice-versa. As estratégias podem ser facilmente complementares e crescerem em sintonia.

O que você deve fazer é abrir os olhos e buscar entender melhor como funciona o Inbound Marketing, caso contrário, cada dia que passa, as instituições de ensino que já abriram os olhos para ele estarão a um passo na sua frente.

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