Deixe-nos adivinhar: você quer muito emplacar um conteúdo viral na internet para a sua instituição de ensino superior (IES), certo? Para quem tem dúvidas sobre como criar um conteúdo viral, precisamos ressaltar um detalhe importante: para ter sucesso nessa área, é necessário conhecer muito bem os alunos que você quer impactar.
O que determina a viralização é o grau de identificação que a sua campanha possui junto à audiência. Esse sonho promete uma exposição sem igual para a sua IES, além da possibilidade de atingir um público completamente inédito. Mas você deve ter em mente que não é tão simples assim acertar.
Aqui, o sucesso não depende de sorte, e sim de um planejamento eficiente. Ao combinar todos os elementos certos que você precisa, será possível aproveitar todos os benefícios de um conteúdo viral. Não sabe por onde começar? Veja a seguir 4 dicas de como criar um conteúdo viral para a sua marca:
Estude o perfil dos alunos
Não faz sentido implementar uma campanha que não gere identificação com o público-alvo (ou seja, os alunos em potencial), ainda mais se o objetivo é viralizar. Isso deve ser desenvolvido com olhar altamente estratégico, com foco em atrair a atenção do máximo de gente interessada em cursos, na estrutura, entre outros.
Busque saber que conteúdo esses alunos costumam compartilhar e quais são os fatores decisivos para isso acontecer. Cada grupo possui características únicas, então somente uma boa pesquisa irá apontar os rumos certos para você.
Faça parcerias estratégicas
Um dos pontos determinantes de como criar um conteúdo viral não se refere exatamente à sua produção, e sim aos contatos que sua IES faz. Os influenciadores de cada nicho serão decisivos para que a sua mensagem viralize, mas, para isso, é necessário fazer as escolhas certas.
Cada área de estudo possui as suas personalidades de maior repercussão e você deve estudar as características de cada uma para eleger as melhores para se associarem à sua campanha. Assim, você conseguirá garantir muito mais exposição ao conteúdo da sua IES.
Satisfaça necessidades do nicho
O segredo de como criar um conteúdo viral está em oferecer algo que ainda não está disponível. Isso não significa que a sua campanha deve ser apenas inédita: ela também precisa acertar no alvo.
Saiba estudar as particularidades do grupo de alunos que você quer impactar e entender de que maneira a sua contribuição realmente conseguiria causar barulho e impactaria as vidas dessas pessoas. Não se contente em oferecer mais do mesmo: isso não viraliza.
Observe tendências nos resultados
A performance das suas estratégias anteriores deve sempre servir como meios de como criar um conteúdo viral. Afinal, esses resultados apontam o que deu certo e o que falhou, gerando tendências que podem dar pistas de novas ideias para experimentar.
Vale a pena também voltar o seu olhar para padrões do seu mercado de ensino como um todo. Veja o que os seus concorrentes estão fazendo e tendo sucesso. Busque entender de que forma os seus alunos são impactados por essas ideias inovadoras.
Pronto, agora você já sabe como criar um conteúdo viral para a sua IES e aproveitar todos os benefícios desse tipo de campanha! Lembre-se que as ideias consideradas estratégicas hoje podem ser tornar irrelevantes depois. Portanto, fique de olho nas tendências do seu mercado e nas movimentações dos seus concorrentes para se antecipar sempre que possível e considere trazer uma parceira para ajudar nesse trabalho.
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