O marketing de conteúdo hoje é uma estratégia consolidada no mercado.
A força que um bom desenvolvimento de marketing de conteúdo tem para os resultados de empresas em qualquer mercado são inquestionáveis.
Para entender melhor a força dessa estratégia, você precisa conhecer seus princípios básicos, clique aqui para entender os pontos básicos de uma campanha de marketing de conteúdo.
Se você ainda possui alguma dúvida, dá uma olhada nessas estatísticas:
- Empresas que possuem blogs geram 67% mais leads que as empresas que não possuem.
- 94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos.
- Clientes que recebem ofertas por email marketing gastam em média 83% mais nas compras online.
- O marketing de conteúdo custa 62% mais barato que o tradicional e gera o triplo de leads, de acordo com o DemandMetric.
Você pode ver mais estatísticas como essas aqui.
Muitas vezes quando os resultados não saem como o esperado, as pessoas acabam colocando a culpa na estratégia e não neles mesmos. Para você não correr o risco de cometer erros no desenvolvimento da sua estratégia, clique aqui para ver os erros comuns no marketing de conteúdo.
Dentro da metodologia Inbound, os conteúdos são o principal combustível para aumentar os resultados. Nós listamos os maiores erros que os conteúdos fracos possuem para você não cometê-los.
Se faça as perguntas abaixo e evite os erros. A primeira pergunta que você deve se fazer é:
Para quem estou escrevendo?
Essa é a primeira e a pergunta mais importante que você deve se fazer.
Para entender mais sobre isso, você precisa conhecer o conceito de personas (ou avatar).
As personas são uma personificação do público ideal da sua empresa.
Imagine que você possui uma loja física. Sabe aquele cliente que sempre vai na sua loja, compra os produtos que você quer e ainda indica para os amigos?
Você concorda que se você for criar um conteúdo, deve ser direcionado para o interesse dessa pessoa? Pois você está querendo conquistar mais clientes iguais a ele.
Portanto, você deve ter bem claro quem é o público alvo para o qual você estará desenvolvendo sua estratégia de marketing de conteúdo.
Temos um material que pode te ajudar muito a entender melhor como fazer isso, é o nosso template de criação de personas. Você pode baixar ele clicando aqui.
Seja diferente
Agora que você já sabe para quem você deve direcionar os seus textos, você precisa fazer algo diferente, algo que chame a atenção dessa pessoa.
Já existem muitos conteúdos na internet, por isso você deve fazer conteúdos que realmente serão notáveis para o seu público alvo.
Fazendo conteúdos que ajudam a resolver problemas do seu público alvo, você conseguirá atrair a atenção deles.
Então, antes de começar seu próximo texto, você deve se perguntar:
Esse conteúdo é realmente importante para o meu futuro cliente?
Conteúdos fracos: 39 erros que fazem seu conteúdo não ter sucesso
Agora que as duas principais questões foram abordadas, vamos aos 39 erros que os conteúdos fracos possuem. Antes de você publicar qualquer post você deve verificar se não está cometendo alguns desses erros.
Como são muitos pequenos detalhes, essa lista pode ajudar muito a criar conteúdos de muito sucesso.
Conteúdos fracos: evite esses erros – Título
Aqui estão os erros para se evitar quando estiver criando um título:
- Alguém digitaria meu título no Google? – Caso sim, então você tem mais chance de ganhar mais visitas no seu post.
- Título que não gera curiosidade – Títulos que atraem curiosidade tendem a serem mais acessados, as pessoas sempre querem saciar suas curiosidades.
- O título é longo demais – Se seu título tem mais que 57 caracteres, ele será cortado na página de pesquisas do Google. Veja essa ferramenta que pode te ajudar.
- O título não é claro – Clareza é importante. Se as pessoas não sabem no que estão clicando, elas vão ignorar seu site no ato.
- O título não gera emoções – Se você consegue invocar um desejo através do seu título, ele terá o apelo de mais pessoas.
- Título não contém palavra-chave – Se não, não espere que atinja uma classificação superior no Google. Você pode entender mais sobre palavras-chave aqui.
Conteúdos fracos: evite esses erros – Introdução
Todo post deve conter uma introdução. Ela é fundamental para você conseguir atrair a atenção do leitor e gerar interesse para ele continuar a leitura.
Aqui estão alguns erros que você não deve cometer quando estiver criando uma introdução:
- Não cativa os leitores – Você pode fazer isso fazendo uma pergunta no seu parágrafo introdutório. Perguntas são muito boas, pois elas geram reflexão.
- É longo demais – Você deve chegar ao corpo do seu post o mais rápido possível. Três parágrafos geralmente bastam. Introduções longas podem acabar desanimando o leitor de continuar até o final do texto.
- Não oferece uma visão detalhada do tema – Uma vez lida sua introdução, os leitores devem saber se o post é o que eles estavam procurando mesmo.
- Não possui nenhuma imagem – No início do seu post, você deve ter algum tipo de mídia. Seja uma imagem ou um vídeo, deve ser algo que incita as pessoas a prosseguirem. Entenda como encontrar as melhores imagens para blog aqui.
Conteúdos fracos: evite esses erros – Corpo do texto
Quando estiver escrevendo seu post, tenha certeza que não cometeu esses erros:
- Não possui subtítulos – Eles facilitam com que seus leitores a leiam e extraiam seu conteúdo. Subtítulos também são bons para o SEO do texto. Entenda melhor aqui.
- Parágrafos com mais de 5 linhas – Seus parágrafos nunca devem ter mais que 5 ou 6 linhas. Qualquer coisa maior que isso fará com que seu conteúdo pareça muito cansativo de ler.
- Não cria uma conversa com o leitor – Você deve usar as palavras “você” e “eu” dentro do seu conteúdo. Isso torna seu texto mais pessoal, gera uma imagem de conversa para o leitor.
- Não destaca pontos e palavras importantes no texto – Todo texto possui partes que precisam ser destacadas. Seja uma frase de efeito, uma citação ou mesmo uma pergunta. Utilize negrito ou letras maiores para esses pontos de destaque.
- Não conta uma história – Seus leitores ficarão entediados a não ser que você os mantenha interessados. Não há jeito mais fácil de fazê-lo do que contando uma história.
- Não utiliza mídias para melhorar meu conteúdo – De gráficos e imagens á vídeos e áudios, mídias ajudarão a personalizar seu post. Além de diminuir o cansaço da leitura do texto. Veja aqui como ter as melhores imagens para blog.
- Não vai direto ao ponto – Se seu conteúdo está cheio de enrolação, ninguém irá lê-lo. Você precisa ir direto ao ponto e entregar o que seu leitor espera.
- Estou tentando dar uma de inteligente? – Usar palavras chiques ou sentenças complicadas com seus leitores é uma ótima maneira de perdê-los.
- Não possui relação com algum evento atual? – Usar o Google e o Yahoo Notícias para identificar tendências te ajudará a gerar conteúdo que te trará mais tráfego. Veja esse exemplo.
- Não apela para nenhuma emoção – Seu conteúdo deve apelar a certas emoções como humor ou raiva, escolha uma ou algumas delas, e use-as através do seu conteúdo. Sua meta é fazer seus leitores passarem por uma montanha-russa emocional como numa novela. Você pode utilizar gatilhos mentais para isso. Entenda melhor aqui.
- Não está bem formatado – De marcadores como bullet points, a caixas de citação, as ferramentas de formatação do WordPress ajudam seu conteúdo a ficar mais fácil de digerir. Veja alguns plugins de WordPress que podem te ajudar.
- Não se relacionou com ninguém – Relacione a outros sites quando for apropriado. Dessa forma, uma vez publicado seu post você pode mandar emails para esses sites, e peça-os para publicá-lo em seus perfis nas redes sociais. Entenda mais aqui.
- Não mencionou nenhuma autoridade no post – Incluir citações e opiniões de outras pessoas no seu post, ajudará seu conteúdo a ganhar mais credibilidade. Além disso, você também pode pedir a esses experts a compartilhar seu conteúdo via redes sociais. Veja esse texto do Neil Patel.
- Não utilizou estatísticas e dados – Você não pode fazer alegações e esperar não ser questionado. Usar estatísticas e dados te ajudarão a criar confiança com seus leitores, e te ajudará a ser visto como um especialista.
Conteúdos fracos: evite esses erros – Conclusão
Quando estiver finalizando seu texto, pergunte-se:
- Não terminou o post com uma pergunta – Essa é uma ótima maneira para ajudá-lo a gerar mais comentarios. E também, coloque a pergunta em itálico.
- Conclusão não é um resumo do post – Eu fui capaz de resumir meu post em 3 curtos parágrafos? A conclusão deve ser um resumo do seu texto. Curto, direto e deve conter a essência do seu post aos seus leitores.
- Conclusões com mais de 200 palavras – Se o seu resumo tem mais que 200 palavras, você está enrolando demais. Sua conclusão deve ter entre 100 e 150 palavras.
- Eu deixei questões em aberto? – Seu post não deve soar como um veredito final sobre um assunto. Ao invés, convide seus leitores a participar de uma conversa sobre ele. Lembre-se que mesmo sendo um especialista, você não é dono da verdade.
- Minha conclusão encoraja as pessoas a lerem meu conteúdo?– Algumas pessoas irão descer até sua conclusão antes de ler seu conteúdo. Se ele for instigante, eles subirão a tela para ler o resto.
Conteúdos fracos: evite esses erros – Divulgação
Você não deve apenas escrever o post. A parte mais importante é após postá-lo. Você precisa saber divulgar bem seu conteúdo para que ele traga os melhores resultados.
Por isso, antes de publicar seu post, voce deve se perguntar:
- Publicar o post em qualquer dia e hora– Há uma ciência por trás do marketing de conteúdo. Esse texto te dirá quando publicar seu conteúdo.
- Eu devo publicar meu post no meu site ou de outra pessoa? – O melhor lugar para publicar seu melhor conteúdo normalmente é no site de outra pessoa. Esse post te explicará o porquê.
- Não gera leads – Para cada texto, você deve entregar um material premium para coletar informações dos seus leitores em troca dele. Geração de leads é a melhor maneira de transformar leitores em clientes. Veja como fazer uma máquina de geração de leads.
- Não possui botões de compartilhamento para as redes sociais – Desde usar plugins de navegação social como Flare, a colocar botões para tweets no seu post, você deve fazer o possível para encorajar o compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais. Veja aqui alguns plugins que podem te ajudar.
- Não criar uma lista de pessoas para me ajudar no compartilhamento – Toda vez que você publicar um post, você deve fazer o possível para expandir seu alcance, pedindo para pessoas compartilharem seu conteúdo. Sua lista pode começar com os próprios membros da sua equipe, por exemplo.
- Não utilizar meta tags de mídia social – Se você não está, então seu conteúdo não se saíra tão bem quanto poderia se compartilhado nas principais redes sociais. O plugin YOAST para WordPress pode te ajudar nessa parte. Veja esse tutorial.
- Não mencionar as fontes ao compartilhar – Incluir os nomes de usuários das referências do seu texto aumentará a possibilidade deles compartilharem seu conteúdo.
- Eu mandei mensagens diretas aos meus influenciadores no LinkedIn? – É uma tática simples que pode ajudar a gerar mais compartilhamentos e aumentar sua autoridade.
- Não readaptar o conteúdo – Ao transformar seu post em um PDF ou slideshow e compartilhando-o na web, voce pode ganhar mais visitas. Simplesmente envie essas versões diferentes de seu conteúdo em sites como Slideshare, e você terá mais fontes de tráfego para seu site.
- Compartilhar o conteúdo apenas uma vez – Você deve compartilhar seu post pelo menos 2 ou 3 vezes, em canais sociais como o Facebook, LinkedIn e Twitter. Nem todos seus usuários verão seu conteúdo na primeira vez que você divulgá-lo.
Conclusão
Evitando os erros desse checklist sempre que você for começar um novo texto, sua chance de ter sucesso no marketing de conteúdo irá crescer muito.
Mas não fique preso apenas a essas técnicas, veja o que funciona melhor para o seu mercado. O mais importante é sempre testar novas táticas e mensurar os resultados.
Quais outros erros você já reparou que devemos evitar ao publicar um novo texto?