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Equipe de marketing: Como montar uma em sua instituição de ensino

Olha, já dizia aquele provérbio, se você quiser ir longe vá acompanhado!

Dito isso, a escolha da equipe de marketing que você vai trabalhar é fundamental para o bom sucesso do projeto de captação de alunos!

O que venho acompanhando desde os anos 2000 praticamente, é que a oferta de vagas e de faculdades cresceu vertiginosamente nos últimos anos.

Isso impactou diretamente na capacidade das IES de se estabelecerem como a opção ideal para sua persona.

É aí que entra um bom time de marketing!

Para chamar a atenção desses candidatos em potencial – antes mesmo dele fazer a matrícula na instituição!

E é também por isso, que criar uma nova estratégia de marketing em que o interesse do aluno seja priorizado é o que define sua sobrevivência nesse mercado.

Neste artigo eu te conto como montar uma equipe de marketing especializada no engajamento (in)direto do seu público-alvo e de alta produtividade.

Acompanhe!

Defina a metodologia

equipe de marketing metodologia

Antes de tudo, é fundamental que você tenha um objetivo claro do que a sua faculdade pretende alcançar no futuro — seja em curto, médio ou longo prazo.

Esse é o ponto de partida que guiará toda a sua estratégia de marketing daqui para frente.

O que a faculdade deseja com a meta estabelecida: levar a instituição até o aluno ou o aluno até a instituição?

Se você ainda está em dúvida, recomendo fortemente que você leia esse texto para ajudar a escolher.

Se o seu caso se encaixar melhor na segunda opção, então investir na técnica de inbound marketing será o melhor para a sua universidade.

De qualquer maneira, faça uma decisão que esteja alinhada com o objetivo da faculdade.

Aproveite ao máximo sua equipe de marketing

sua equipe de marketing

Você estará diante do árduo e decisivo desafio de montar uma equipe de marketing que faça a teoria acontecer na prática.

Se você já tem uma equipe,  investir no seu quadro de funcionários surge como uma alternativa ideal para obter resultados com a singularidade e eficácia que a faculdade necessita.

 [Sugestão] Escolhendo uma equipe de marketing pequena

observando equipe de marketing

Olha, se você tiver a opção de contratar e montar uma equipe de marketing do zero, você é um cara de sorte!

Meu conselho pessoal é que você faça uma formação parecida com essa:

  • Líder:

    Ter uma referência de liderança na equipe é fundamental. E nesse caso específico que é o universo de uma instituição de ensino, é quase uma questão de sobrevivência ter um líder que saiba dialogar tanto com os gestores, quanto mantenedores e conquistar um espaço de confiança. Afinal, muitas vezes, mudanças como essas não são muito bem vindas em lugares com uma cultura muito tradicional. Além de uma experiência específica, ele deve ser capaz de inspirar, treinar os profissionais e administrar seu próprio tempo e da equipe. Estar preparado para “por a mão na massa” e ter uma visão global e de processos.

  • Especialista em Google:

    Vamos ser francos, ninguém vai muito longe sem o Google. De uma maneira mais específica, ele será responsável aplicar as técnicas de SEO, dominar os algarismos de busca ou até mesmo por administrar as campanhas de links patrocinados da sua campanha de vestibular.

  • Analista de resultados:

    Um especialista em operações está orientado a interpretar todos os números extraídos e transformar insights em performance! Ele acompanha as metas, processos e ajuda a fazer previsões a partir dos padrões enxergados ali. Análises e relatórios devem ser seu sobrenome!

  • Copywriter (conteúdo):

    Se o Google é rei, então o conteúdo é a rainha. Afinal, o conteúdo é a base de toda estratégia de inbound marketing. O que impacta diretamente na encontrabilidade da sua IES. Além de escrever com qualidade, um bom escritor deve saber fazer com uma boa pesquisa de palavras-chave que aborde a realidade da instituição de ensino, monitoramento da concorrência e assuntos que estejam compatíveis com o momento do candidato.

  • Webmaster (designer e web developer):

    Aqui devemos tomar um cuidado. Não sei se esse seria um webmaster tradicional como o que a gente estava acostumado a ver. Esse título está relacionado a um profissional híbrido – mestre no design e desenvolvimento de sites. Ele será responsável pela gestão do site da sua faculdade e trabalhar além da estética, principalmente nas técnicas de usabilidade, experiência do usuário, taxas de conversão – basicamente, fazer com que o candidato que chegou permaneça em seu site/blog e deixe o seu contato.

  • Analista Mídias Sociais/Social Media:

    Esse é um profissional bem importante, principalmente para o contexto das IES. Ele será responsável por executar toda a estratégia e o planejamento das redes sociais. O que isso significa? Monitorar a fan page da instituição de ensino, coletar e mapear as solicitações originadas nas redes sociais, fazer o atendimento do SAC 3.0, identificar as principais oportunidades de captação, apresentar métricas financeiras (ROI) e relativas aos principais indicadores do mercado educacional. Quer saber mais sobre isso? Dá uma olhadinha nesse artigo.

O importante aqui, quando se desenvolve uma equipe de marketing mínima, é que os profissionais tenham habilidades complementares.

Mas claro que uma equipe de marketing sozinha não vai gerar os resultados que você precisa!

Para dar sequência ao trabalho da sua equipe de marketing, você também precisa de uma boa equipe comercial.

Mas isso é um assunto que merece uma atenção especial. Vale a pena se aprofundar um pouco mais nesse assunto lendo esse texto.

Avalie os recursos externos

equipe de marketing recurso externa

Muitos fatores têm de ser avaliados quando você for montar uma equipe de marketing.

Contudo, o principal deles é a qualidade nas ações adotadas, desde a sua concepção até a realização.

Isso significa que se você não encontrar os profissionais adequados internamente, deverá buscá-los no mercado de trabalho.

Tudo vai depender do objetivo e do prazo para ver os resultados aparecerem.

No inbound marketing, por exemplo, você pode recorrer às agências digitais para otimizar a captação de candidatos e agilizar o retorno desse investimento, uma vez que a tarefa de produzir um conteúdo relevante — que demanda muita pesquisa e é a parte mais importante dessa estratégia — estará sob a tutela de uma equipe focada exclusivamente nisso.

Não vai ser da noite para o dia que você conseguirá montar uma equipe de marketing eficiente e coesa para a sua universidade.

Esse é um processo contínuo e, por isso mesmo, deve ser realizado com o máximo de profissionalismo e comprometimento para que os resultados positivos sejam cada vez mais previsíveis.

E aí? Como está a sua equipe? Compatível com sua realidade?

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