Se fizermos uma avaliação de sites, como o portal da sua instituição de ensino se sairia em um ranking de Inbound Marketing? Será que ele “passaria de ano”?
Fizemos um teste com o Centro Universitário de João Pessoa, o Unipê, observando aspectos que consideramos importantíssimos em um site. Veja só:
Avaliação de sites: o que levamos em conta?
O portal passou por uma análise de vários critérios que um bom site de uma instituição de ensino deve ter para atrair mais alunos.
Para isso, elaboramos uma lista de itens que podem interferir nos resultados de captação de alunos da instituição.
No checklist a seguir, estão os critérios para nossa avaliação de sites:
- Design:
- Home;
- Página do vestibular.
- Usabilidade:
- Menus e navegação;
- Fazer inscrição;
- Entrar em contato;
- Conhecer a estrutura da IES.
- Conteúdo:
- Frequência de postagens;
- Quantidade de palavras;
- Fase da jornada de decisão.
- Conversão:
- CTAs;
- Captação de leads;
- Conteúdos especiais para download.
- Mobile:
- Site Responsivo;
- Google Mobile Friendly.
- SEO Onpage:
- Marketing Grader (HubSpot).
- Velocidade do site:
- Desktop e Mobile (Google Page Speed).
- Atendimento:
- Solicitação de contato via formulário do site.
Cada critério recebeu o mesmo peso, conforme a seguinte avaliação:
- Bom = +3 pontos;
- Médio = +1 ponto;
- Fraco = +0 pontos.
E ao final, fizemos uma regra de 3 para saber a nota do Unipê na nossa avaliação de sites, numa escala de 0 a 10.
Nossa equipe de design analisou a qualidade do layout dos sites, a criatividade e a usabilidade.
Na usabilidade, observamos como um candidato poderia realizar algumas ações dentro do site.
As ações que avaliamos foram:
- Fazer inscrição;
- Entrar em contato;
- Conhecer a estrutura da IES.
Já nosso time de Inbound Marketing examinou o conteúdo, as técnicas de conversão, o funcionamento nos dispositivos móveis, o SEO OnPage, a velocidade de carregamento do site e o tempo de demora no atendimento.
Nesse último quesito enviamos um contato através do formulário do site e avaliamos o tempo e qualidade da resposta.
Avaliando o site do Unipê
Categoria |
Nota |
Design | |
Home | Bom |
Página do vestibular | Bom |
Usabilidade | |
Menus e navegação | Bom |
Fazer inscrição | Bom |
Entrar em contato | Médio |
Conhecer a estrutura da IES | Bom |
Conteúdo | |
Frequência de postagens | Bom |
Quantidade de palavras | Bom |
Fase da jornada de decisão | Bom |
Conversão | |
Possui CTAs | Bom |
Captação de leads | Médio |
Conteúdos Especiais para download | Bom |
Mobile | |
Google Mobile Friendly | Bom |
SEO Onpage | |
Marketing Grader (hubspot) | Bom |
Velocidade do site | |
Desktop e Mobile (Google Page Speed) | Fraco |
Atendimento | |
Solicitação de contato via formulário do site | Bom |
Logo que entramos na página principal, a imagem acima é a primeira tela que vemos. Começaremos nossa avaliação de sites por esse ponto.
Avaliação de design
Quando um candidato entra no site, fica claro para ele qual é a ação principal que ele deve executar: a inscrição no vestibular.
O banner acima é a parte mais destacada no site. Ele possui várias técnicas legais.
O texto está bem escrito, com leitura fácil e que direciona ao objetivo final.
O botão de inscreva-se está numa cor destacada de todo o resto, o que é um dos princípios básicos de um CTA.
Outra coisa bem interessante é a foto do moço, que está olhando diretamente para o horizonte, na direção onde o texto e o botão de inscreva-se, passando a ideia de que está vislumbrando seu futuro.
Estudos realizados com testes A/B mostram que nós tendemos a olhar para onde a pessoa da imagem está olhando.
Veja o exemplo deste teste de mapa de calor que revela a diferença que uma imagem pode fazer no resultado do seu site:
Os pontos vermelhos mostram um mapa de calor do comportamento dos visitantes no site, onde ele deixa o mouse por mais tempo fica marcado com vermelho.
O texto foi lido por muito mais pessoas quando o bebê estava olhando para ele.
Essa é uma técnica simples e que muita gente não considera na avaliação de sites, mas que faz uma grande diferença nos resultados.
O layout também está bem elaborado.
As informações estão distribuídas de uma forma que facilita a navegação.
As cores mais chamativas estão nos lugares certos, que são definidos para realizar alguma ação.
Avaliação de usabilidade
Nos três quesitos que analisamos na usabilidade do site, o Unipê também se saiu muito bem.
O primeiro – fazer inscrição – foi um dos destaques do site.
O banner/CTA ficou muito bem destacado na página principal do site.
Na página principal de inscrição do vestibular podemos elencar vários pontos positivos.
Logo na primeira parte, o banner que leva à inscrição está bem destacado, com o CTA (“inscreva-se”) em uma cor diferente de todos os outros elementos da página.
Outro ponto importante é a contagem regressiva, que ativa o gatilho mental da escassez, ou seja, se não fizer agora, vai acabar!
Todas as informações, como local da prova, período de inscrição, data da prova e o edital também estão bem localizadas e de fácil leitura.
Abaixo das informações da prova está uma lista de todos os cursos que você pode se inscrever. Eles estão dispostos de forma bem organizada, mostrando o tempo de duração e outros dados relevantes, como, por exemplo, a informação de que todos possuem diploma reconhecido pelo MEC.
Após os cursos, existe a opção de financiamento, com um telefone para quem estiver interessado. Um detalhe importante é que para ver o telefone, é preciso clicar no botão.
Isso é mensurável, fazendo com que seja possível analisar qual a porcentagem de candidatos que necessitam do financiamento estudantil.
Na página ainda encontramos depoimentos de outros alunos, conteúdos do blog e um formulário de contato, caso o candidato ainda tenha alguma dúvida.
A página de inscrição foi muito bem desenvolvida, contendo todas as informações necessárias para o aluno passar para a próxima fase: o cadastro no vestibular.
O segundo ponto que analisamos na usabilidade foi a facilidade com que se entra em contato com a IES.
Logo no formulário principal do site, existe o campo “Fale Conosco”. Após passarmos o mouse em cima deste campo, aparecem as opções “Ouvidoria” e “Formulário de contato”.
Ao clicar na opção “Formulário de contato”, um formulário simples aparecerá, com as informações que você deve deixar para entrar em contato.
Na terceira avaliação sobre a usabilidade, procuramos saber mais informações sobre a estrutura da IES.
Nesse ponto, o Unipê também foi muito bem, pois no menu principal já conseguimos chegar às páginas que precisamos para conhecer mais sobre a instituição.
Desde a missão, história, órgãos técnicos-administrativos, até o coral universitário, todas elas bem acessíveis.
No segundo item do menu “Graduação”, encontramos outras informações bastante úteis para um candidato.
Vemos todos os cursos que a instituição oferece, além de informações importantes como:
- “Inscreva-se”;
- “Transferência”;
- “Calendário Acadêmico”;
- “Rematrícula”;
- “Blog”;
- “Manual do aluno”.
Avaliação de conteúdo
Nesse ponto, a primeira parte da nossa avaliação de sites é se a instituição possui um blog ou não.
E, nesse ponto, o Unipê se destaca em relação às outras universidades do país.
A instituição possui dois blogs, um dedicado à graduação e outro para a pós-graduação.
Nos dois portais, encontramos conteúdo extremamente relevante para os alunos e candidatos.
Esses conteúdos respondem dúvidas e objeções que esse público possa vir a ter sobre o curso que pretendem fazer, sobre fazer uma pós-graduação etc.
Podemos destacar vários pontos importantes, como a presença de conteúdos educativos e atualizados.
Além disso, podemos ver na direita um menu com conteúdos divididos por categorias, o que facilita a busca do usuário.
Destacamos o seguinte conteúdo:
O que faz um profissional de design de moda?
Este conteúdo aborda uma temática que é uma dúvida muito comum para todos os interessados em realizar o curso de Design de Moda.
Se um candidato está indeciso sobre qual curso deve fazer, um artigo como esse pode ser o diferencial para sua decisão.
Esse tipo de conteúdo pode fazer a diferença quando ele for escolher em qual instituição estudar, concorda?
Avaliação de conversão
A geração de leads é muito importante para uma instituição de ensino.
Trabalhar o relacionamento com os candidatos antes da fase de inscrição é fundamental para conseguir gerar mais matrículas – entenda melhor neste texto.
Quando tocamos nesse ponto em nossa avaliação de sites, um grande diferencial que procuramos observar é a boa estratégia de inscrição de alunos.
Ao trabalhar bem esse processo no seu site, você conseguirá gerar muitas conversões.
Outra parte que é muito importante para geração de leads é o blog.
No blog do Unipê atualmente não há a opção de assinar a newsletter, o que pode ser prejudicial na hora de conseguir leads para a IES.
A presença de conteúdos ricos no blog é mais um ponto crucial para nossa avaliação.
Esses materiais são extremamente relevantes para os candidatos e foram criados para gerar conversões.
“Como escolher o curso certo”?
Com certeza, essa é uma dúvida muito comum para qualquer candidato.
O interessado precisa apenas preencher um formulário simples, com 4 perguntas, para ter acesso ao material.
Com um conteúdo como esse é possível gerar uma grande quantidade de leads que podem ser trabalhados pelo funil de marketing.
Avaliação Mobile
Pense na quantidade de possíveis futuros alunos da sua instituição que utilizam a internet regularmente através do celular ou tablet.
É provável que todos utilizem essa plataformas com frequência, não é mesmo?
Portanto, nenhuma das avaliações que citamos estaria atingindo seu maior potencial se o site não fosse responsivo.
Responsivo significa que o site se adequa a qualquer tamanho de tela.
O site se adequa totalmente ao tamanho da tela e ainda exclui alguns elementos que não são tão necessários para a navegação mobile.
Quando inserimos a URL no teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google, o site também é aprovado.
Se quiser testar se o seu site é aprovado pelo Google, faça o teste aqui.
Análise SEO OnPage
O SEO OnPage é um conjunto de técnicas que sua página deve conter para que as ferramentas de busca façam uma boa avaliação do seu site.
Essas técnicas são fundamentais para que seu site seja encontrado no Google – entenda mais sobre SEO aqui.
Para avaliar o site do Unipê, inserimos a URL do site na ferramenta Marketing Grader da Hubspot.
Como você pode ver, os 3 itens do checklist da Hubspot foram positivos.
Se você quiser avaliar seu site no Marketing Grader da Hubspot, basta clicar no link a seguir: https://marketing.grader.com/.
Avaliação Velocidade do Site
A velocidade do portal é outro ponto importantíssimo da nossa avaliação de sites.
Se o seu site não é rápido, as pessoas não terão paciência de ficar navegando por ele.
Um segundo a mais ou a menos pode fazer uma grande diferença no número de visitas, conversões e no número de alunos que o site irá captar.
As ferramentas de busca também julgam isso como um grande fator para determinar a qualidade de um site. Portanto, é um ponto fundamental para aumentar seus resultados.
Para avaliar o site do Unipê, utilizamos a ferramenta Google PageSpeed Tools.
A ferramenta avalia a velocidade de carregamento do site no Desktop e nos dispositivos móveis.
E ainda dá insights sobre quais são as melhorias que devem ser feitas.
Avaliação no atendimento
Para realizar a avaliação no atendimento, enviamos a mesma mensagem para todos os formulários de contato:
“Gostaria de saber mais informações a respeito do curso de administração”.
E verificamos qual foi o tempo de resposta de cada um dos sites.
A resposta continha as principais informações sobre o curso e foi dada em um tempo satisfatório.
-
Nota final: 9 em 10.
Que tal uma análise do site da sua IES?
O site da sua instituição de ensino é um ponto principal na sua estratégia de captação de alunos.
Uma percepção detalhada de cada detalhe do site pode ser o diferencial na sua próxima campanha de vestibular.
Se você gostou da avaliação de sites, basta cadastrar a URL da sua IES, para que ela também passe pela nossa avaliação.
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Estamos preparados para dar dicas sobre os pontos vitais que devem ser alterados, para que o site da sua instituição capte muito mais alunos.