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Como aumentar visitas no blog: 4 erros que estão afastando as pessoas do seu blog

Dentro da metodologia Inbound Marketing, o maior motivo que faz a maioria das pessoas desistirem de continuar seus blogs é a dificuldade de aumentar visitas no blog.

Por que as pessoas não leem meu blog?

ou

Como aumentar o número de pessoas que visitam meu blog?

Essa é uma reclamação que eu já ouvi milhares de vezes.

As pessoas começam o blog muito animadas e cheias de ideias.

No primeiro mês as coisas até dão certo, algumas pessoas, geralmente amigos e familiares, entram no blog.

Mas após algum tempo as visitas não aumentam e essas pessoas perdem o interesse em continuar.

Antes de eu te passar as dicas para aumentar visitas no blog, devemos deixar algumas coisas claras.

Só porque você tem um blog, não necessariamente você conseguirá ter muitas visitas

Não é uma ciência exata, como: blog = mais visitas.

Existem muitas variáveis que devem ser analisadas para saber o motivo do blog não ter visitas suficientes.

A primeira é: tempo.

Marketing de conteúdo é uma estratégia que necessita de tempo para gerar resultados. Você até possui formas de adiantar o processo, mas custará um investimento. Entenda melhor aqui.

Blog é uma fonte gradual de tráfego e que precisa do tempo certo para trazer os resultados esperados.

A segunda é: nicho.

Talvez ter um blog não seja a melhor estratégia para você.

O nicho é extremamente importante para analisar o sucesso de um blog.

No blog você irá falar sobre uma necessidade ou desejo que as pessoas possuem.

Se o assunto que você falar for de interesse de milhões de pessoas é provável que você tenha uma quantidade maior de visitas, bem como, uma quantidade maior de concorrentes.

Agora, se o assunto que você abordar for extremamente específico e poucas pessoas tenham interesse ou conheçam sobre o assunto, talvez um blog não seja a melhor estratégia para você.

A terceira é: as visitas certas

Não é porque você tem 1.000 visitas por mês que o seu blog não é um sucesso.

Assim como, não é porque seu blog tem 100.000 visitas que ele é um sucesso.

O seu blog deve atrair as pessoas certas para o objetivo dele.

Para definir, você deve conhecer bem o seu público alvo ou personas. Entenda melhor o que são personas e porque você deve criar personas para seu blog.

O ponto principal de ter um blog não é apenas ter muitas visitas.

Principalmente para blogs empresariais, o objetivo final do blog é trazer novos clientes.

Portanto, sua métrica não deve ser apenas quantas visitas seu blog está tendo por mês.

Agora, vamos ver como aumentar visitas no blog, os 4 motivos do seu blog não atrair pessoas e o que fazer para mudar isso.

Seu blog é chato

Uma triste realidade de muitos blogs empresariais.

Se o seu conteúdo é muito chato, não atrairá as pessoas e você não vai aumentar visitas no blog!

Isso não tem a ver apenas com o tipo de mercado que você atua, claro que alguns assuntos são mais difíceis de tornar atrativos, mas o que diferencia geralmente é a experiência do usuário.

Existem vários motivos para isso acontecer. A primeira realmente é o assunto, por isso falamos sobre o nicho no início do texto.

Se o seu nicho não for do interesse de muitas pessoas, a realidade do número visitas pode não ser como o esperado.

Mas mesmo assim, algumas das dicas abaixo podem ajudá-lo a melhorar os resultados.

Soluções

Fale sobre as necessidades das pessoas

Sinto muito mas, as pessoas não querem ouvir sobre você.

Você deve sempre lembrar da regra 80/20: 80% do conteúdo deve ser sobre as dúvidas e interesses das pessoas e apenas 20% do conteúdo deve ser sobre você.

Portanto, se você só escreve textos falando de como sua empresa é fantástica, esse é o motivo do seu blog não ser.

Fale sobre algo relevante

Ninguém quer ler um texto que não responde uma pergunta, não resolve um problema ou não fala sobre uma necessidade real.

Quando você fica preso ao mesmo assunto o tempo inteiro, seu blog fica desinteressante para as pessoas.

Não fique preso apenas ao assunto do seu mercado. Utilize referências de mercados relacionados ao seu, novidades do mercado, faça comparações, etc.

Fale sobre o básico

Quando começamos a falar sobre um assunto, tendemos a falar sobre assuntos técnicos ou mais avançados do que a maioria das pessoas têm conhecimento.

O básico pode ser óbvio para você, mas é a dúvida da maioria das pessoas.

Deixe seu texto fácil de ser lido

Utilize formas de deixar a leitura do texto mais agradável para os leitores.

Parágrafos curtos, subtítulos e imagens são ótimas estratégias para isso. Veja aqui como encontrar as imagens perfeitas para seu blog.

O design do seu blog é muito ruim

Se você quer aumentar visitas no blog seu design não pode ser ruim.

Muitas vezes um design ruim é um fator determinante para a pessoa continuar no seu blog antes mesmo de começar a ler o texto.

Seu conteúdo pode ser extremamente útil para a pessoa, mas as vezes ela não está querendo continuar no blog por causa do design.

Mais uma vez, a experiência do usuário é fundamental.

A maneira com que o seu blog se apresenta afeta profundamente nos resultados.

Você pode pensar na sua própria experiência diária na internet.

Porque você acha que não conseguimos sair de sites como Facebook, entre vários outros.

Não é apenas o conteúdo desses sites que é atrativo, a experiência que temos ao entrar no site é fundamental para continuarmos nele mesmo já tendo consumido todo o conteúdo pelo qual entramos.

Você deve proporcionar essa experiência para seus visitantes, eles devem querer continuar no seu site.

Utilizando temas profissionais, mesmo que seja um investimento de alguns dólares (x4), pelo retorno que você terá vai valer à pena.

Procure pelos temas mais vendidos e os mais bem votados. Você encontrará muita coisa bacana e já praticamente pronta para você começar.

Outro ponto importante é que o seu blog deve ser responsivo.

Hoje as pessoas utilizam o celular para ler textos, encontrar e comprar produtos.

Se o design do seu site não se adequar a qualquer tamanho de tela, você perderá de 30 a 60% dos visitantes.

Seu blog não é social

Nós estamos na era das redes sociais.

As pessoas ficam conectadas o dia inteiro em todas as redes.

62 milhões de brasileiros acessam o Facebook todos os dias.

Se você quer aumentar visitas no blog, você deve estar ligado nas redes sociais.

Você deve promover seu conteúdo nas redes sociais e também deixar que seus visitantes compartilhem quando quiserem.

Você deve inserir botões de compartilhamento no seu blog, existem vários plugins para WordPress que fazem isso, como Flares e Filament.

Veja algumas dicas para compartilhar o conteúdo nas redes sociais:

  • Compartilhe cada texto ao menos 3 vezes nas redes sociais ao longo do mês que foi postado;
  • Compartilhe o conteúdo nos horários de pico da sua página;
  • Utilize as redes sociais que sua persona utiliza;
  • Responda aos comentários dos conteúdos nas redes sociais;
  • Peça para que seus parceiros e colegas de trabalho compartilhem os conteúdos nas próprias redes sociais.

As redes sociais são uma excelente fonte de visitas, se você não conseguir trabalhá-las bem, seu blog provavelmente não atingirá todo o seu potencial.

O blog que eu indico para você acompanhar assuntos e aprender mais sobre redes sociais é o do Planeta Y.

Você não está utilizando as palavras chave certas

As palavras-chave são o ponto principal para aumentar visitas orgânicas no blog (visitas vindas de buscas no Google e outras ferramentas de busca).

Se você não estiver posicionando seus textos para as palavras chave que sua persona busca, elas nunca o encontrarão.

Muitos blogs falham nesse ponto e talvez esse seja o maior fator determinante para o sucesso ou fracasso do seu blog.

Um estudo otimizado de palavras chave começa com sua persona, pois é a partir dela que você irá definir qual palavra utilizar para cada dúvida, necessidade, interesse ou objeção que essas pessoas possam ter.

Deve ficar bem claro na sua mente que a palavra chave é a busca que seu cliente ou seu leitor fará no Google.

Você deve pensar além do que ela vai buscar, deve pensar em qual a intenção dela buscar aquilo. Assim, você conseguirá entregar o que ela está querendo.

Existem ferramentas que podem te ajudar a montar um bom planejamento de palavras chave.

Ferramentas como:

  • Planejador de palavras chave do Google Adwords
  • SEMRush
  • Google Trends

Conclusão

Se você quer ter sucesso com seu blog, você deve estudar bastante.

Aumentar visitas no blog não é fácil. Muita gente acha que é apenas começar a escrever e as coisas vão dar certo.

Existe muito conhecimento que deve ser aplicado para trazer bons resultados.

E não apenas isso, os blogs devem ser melhorados constantemente. É como um ser vivo que você deve nutrir, cuidar e tratar bem.

Tenha em mente que marketing de conteúdo não se trata de velocidade, se trata de uma maratona.

Sua quantidade de visitas não cresce da noite para o dia.

Seja paciente, dê alguns meses para os resultados aparecerem. Ao longo do caminho, continue lendo e aprendendo novas técnicas.

Se os resultados não aparecerem, leia esse texto de novo!

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