Como fazer um planejamento de mídias sociais e reter alunos?

Pedro Lopes

De acordo com o último censo divulgado pelo Inep, em 2016 o Brasil ofertou mais de 34 mil cursos em cerca de 2.400 instituições de ensino. Isso mostra que a concorrência é grande, e saber como fazer um planejamento de mídias sociais pode garantir a sobrevivência das IES.

O marketing digital é um instrumento fundamental para a divulgação. É por meio dele que a instituição pode divulgar as suas campanhas de maneira interativa e atrativa, atravessando os limites geográficos e trazendo visibilidade.

Neste artigo, você vai aprender a importância dessas plataformas no processo de retenção e prospecção de alunos e, de quebra, receber algumas dicas essenciais para elaborar um plano eficaz de mídias sociais. Confira!

Qual a importância das mídias sociais para as IES?

Investir nas redes sociais é uma ação obrigatória para qualquer empresa que deseja estar à frente da concorrência, manter bom relacionamento com os seus clientes,  impulsionar as vendas e aumentar os lucros.

Não seria diferente no segmento da educação. Ter presença sólida nas redes, assim como fazer um planejamento de mídias sociais efetivo, ajuda uma instituição de ensino superior a alcançar o seu principal objetivo: ser uma referência no mercado.

Já faz alguns anos que o Facebook, o Twitter e o Instagram se tornaram os melhores canais de divulgação pelo simples motivo de terem um número muito grande de usuários ativos. Estratégias bem planejadas elevam o nome e a imagem de uma empresa para uma ampla variedade de perfis, e o melhor é que não há fronteiras geográficas para isso.

Ou seja, qualquer pessoa interessada em estudar em uma boa faculdade pode ter acesso ao seu estabelecimento de ensino e, caso haja interesse, fazer a matrícula.

De que forma o marketing digital pode prospectar e reter alunos?

Para que a pessoa se matricule, é preciso ter uma boa estratégia de prospecção e, principalmente, retenção de alunos. Estratégias para reter um usuário podem custar até cinco vezes menos que as voltadas para as conquistas. Ambas devem ser utilizadas com inteligência para alcançar resultados satisfatórios.

Um indivíduo que está em busca de formação espera, acima de tudo, qualidade, profissionalismo e experiência — atributos que podem ser facilmente trabalhados pelo marketing digital por meio de práticas como a produção de conteúdo e de vídeos institucionais.

O marketing digital permite o acompanhamento dos resultados dos seus investimentos. Graças à mensuração e análise de resultados, é possível verificar se as ações realizadas com o objetivo de atrair e manter os usuários e alunos estão surtindo o efeito esperado.

As métricas são grandes vantagens das estratégias digitais, pois permitem que a IES mude a sua estratégia conforme o necessário para atingir as metas.

Isso significa que, se o objetivo for aumentar a quantidade de matrículas, e os mantenedores não estiverem satisfeitos com os números, é possível fazer a adequação dos materiais e planejar um crescimento gradual no número de alunos matriculados que chegaram até o instituto por meio desses instrumentos.

A retenção é um fator a se pensar no momento de discutir como fazer um planejamento de mídias sociais

Recuperando alunos

É importante estar ciente de que o marketing digital também pode auxiliar no trabalho da secretaria e do departamento financeiro. Os recursos disponibilizados pelo Google, por exemplo, permitem que o alcance das publicações seja segmentado.

Com isso, o centro de ensino pode direcionar os seus anúncios para aqueles que já iniciaram um curso e desistiram por algum motivo, os que desejam começar a estudar e não têm condições ou que trancaram a faculdade por causa do valor das mensalidades, entre outros problemas.

Assim, os setores podem trabalhar em conjunto buscando soluções efetivas para equilibrar as contas, diminuir a inadimplência, atrair e reconquistar os estudantes.

Como fazer um planejamento de mídias sociais?

Ao longo do texto, muito dissemos sobre planejar. Agora, é a vez de mostrar como fazer um planejamento de mídias sociais. Veja:

Defina os seus objetivos

Que público você quer atingir e qual o objetivo das campanhas que serão lançadas na rede? Faça um brainstorm com a reitoria, o departamento financeiro e a secretaria, levantando as maiores dificuldades e demandas de cada setor.

Conheça os seus alunos

O marketing digital tem várias vantagens. Uma delas é a possibilidade de direcionar as ações exatamente para o público desejado. Para que a estratégia seja realmente bem orientada, é necessário conhecer o perfil dos egressos.

Quem são eles? Acabaram de sair do ensino médio e dependem dos pais, trabalham, querem estudar, investem em formação continuada? Segmentar o público permite que você descubra em quais plataformas cada um desses tipos está inserido, permitindo a otimização do orçamento e dos recursos.

Além disso, a instituição consegue definir o tipo de linguagem mais adequada, qual a melhor estratégia para investir, entre outras práticas que permitam alcançar os variados objetivos traçados anteriormente.

Analise a concorrência

Monitorar o que os seus concorrentes andam fazendo é uma prática muito vantajosa, especialmente para as IES.

Você pode descobrir o que as outras instituições estão oferecendo, observar a reação dos usuários nos comentários das postagens, o cenário atual no segmento estudantil da sua região e em que a concorrência está apostando para aumentar as matrículas.

Essas anotações são uma forma muito inteligente para descobrir quais públicos estão sendo esquecidos e direcionar os investimentos. Quando se trata dos mesmos serviços, essa ação é importante para saber em qual diferencial focar.

Automatize os processos

Atualmente, já é possível automatizar os processos de gestão de mídias sociais. A automação do marketing digital permite que a IES atinja, de maneira personalizada, grande número de alunos em potencial.

Com o objetivo de economizar tempo e dinheiro, o mercado conta com uma série de softwares voltados para o controle de postagens, integração, agendamento de posts, mensagens, citações e métricas de avaliação.

Além do objetivo principal mencionado acima, fazer uso dessas tecnologias permite que a instituição aja com rapidez, tanto no caso de uma crítica como nas respostas a dúvidas e elogios. Afinal, interagir é a base de sustentação das redes sociais.

Saber como fazer um planejamento de mídias sociais conhecendo as ferramentas disponibilizadas por essas plataformas e a importância do marketing digital para as instituições de ensino superior é obrigação de todos aqueles que estão preocupados em se transformar em centro educacional de referência.

Continue aprendendo como crescer por meio do marketing e leia um artigo sobre o trabalho das agências de inbound marketing.

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