Como planejar uma boa campanha de vestibular: passo a passo

Pedro Lopes

Buscar pessoas interessadas em fazer um curso de nível superior em uma instituição de ensino é o principal objetivo de qualquer profissional de marketing que planeja uma campanha de vestibular. Afinal, quanto mais pessoas se inscreverem na prova, mais alunos a IES poderá ter em um período curto de tempo.

Mas como desenvolver uma campanha de marketing para vestibular que realmente consiga captar novos alunos para a instituição de ensino? Essa é uma pergunta que não tem uma única resposta, pois tudo depende de uma série de fatores envolvidos.

Porém, você obterá mais sucesso se seguir o passo a passo que apresentaremos nos tópicos a seguir. Continue a leitura e confira agora mesmo!

Analise o mercado atual

O primeiro passo para estruturar uma campanha de vestibular que traga resultados positivos para a IES é fazer uma análise minuciosa do cenário atual. É preciso levar em consideração a economia do país e da região em que você se localiza, a quantidade de pessoas que poderiam prestar o vestibular na localidade, alunos de outras instituições que estejam descontentes e querem mudar etc.

Todas essas informações de mercado são importantes para que você tenha subsídios suficientes para sustentar as demais etapas da campanha de vestibular.

Verifique os dados de campanhas passadas

É claro que ocorrem mudanças em cada época, porém, analisar dados de campanhas passadas é relevante para que você consiga alcançar resultados melhores na atual. A ideia é que você verifique os pontos positivos que obteve e assim conseguir repetir ações que os originaram. Ah, não se esqueça de analisar também os resultados negativos. Isso te ajudará a evitar que eles se repitam.

Estude o seu público

Também é necessário fazer um estudo minucioso do seu público-alvo, sendo interessante a criação de personas, que são personagens semifictícios que representam o perfil ideal de alunos que a sua IES costuma atender.

Esse estudo é muito importante, pois a instituição de ensino pode ter públicos diferentes. Assim como é necessário atrair jovens que estão concluindo o ensino médio e desejam ingressar no nível superior.

A definição de persona ainda possibilita sua instituição estabelecer contato com pessoas que já saíram do ensino médio há algum tempo, inclusive as mais velhas, mas que desejam retomar os estudos.

Obviamente, trata-se de dois públicos com comportamentos distintos, que acessam a diferentes mídias — e tudo isso precisa ser levado em consideração na estruturação da campanha.

Faça um planejamento das ações de marketing

As suas ações de marketing precisam ser muito bem estruturadas, e para isso é necessário um planejamento bastante detalhado de cada uma delas. Uma ideia interessante é criar tabelas que contenham informações de cada ação e que sejam disponibilizadas para todas as pessoas que estão envolvidas com as atividades de alguma forma.

Cada ação de marketing precisa ter um nome, um prazo a ser cumprido, a listagem dos recursos físicos e humanos necessários para que ela seja cumprida, um objetivo ou meta a ser alcançado e uma pessoa responsável pela sua realização.

Firme parcerias com escolas de ensino médio da região

Grande parte das pessoas que prestam vestibular são alunos em fase de término do ensino médio e que, no próximo período, pretendem fazer um curso superior. Por isso, é importante que a sua IES faça parcerias com escolas das redes pública e particular do seu município ou região de abrangência.

Por meio dessas parcerias, as escolas poderão agendar visitas guiadas à instituição de ensino para que os alunos conheçam mais a fundo sua estrutura, assistam palestras ministradas por professores da IES nas escolas etc. Além das escolas públicas e privadas, você também pode firmar parcerias com cursos preparatórios de pré-vestibular da sua região.

Gere conteúdo que chame a atenção dos públicos

O marketing de conteúdo para IES é uma tendência que vem sendo cada vez mais aplicada para captar alunos em campanhas de vestibular. Isso porque os estudantes fazem muitas buscas na internet, inclusive sobre seu futuro e possibilidades acadêmicas e, assim, podem encontrar conteúdo de qualidade nos blogs e demais canais da sua faculdade ou universidade.

Por isso, criar conteúdos que sejam de interesse do seu público-alvo pode ser uma estratégia interessante para atrair mais pessoas interessadas em prestar o vestibular na sua instituição de ensino superior.

O blog da sua IES pode apresentar dicas de carreira, testes vocacionais, material de estudo para o ensino médio, sugestões de como se preparar para o vestibular, entre outros conteúdos que possam servir para o seu público-alvo.

Divulgue a campanha de vestibular em diversos canais

Embora a internet seja hoje um grande espaço para desenvolver uma campanha de vestibular, nem sempre ela precisa ser a única a ser utilizada. Você deve, sim, praticar o marketing de conteúdo em blogs e redes sociais, bem como fazer anúncios em aplicativos e sites de vídeos da rede.

Porém, as mídias tradicionais também têm força e podem ser úteis para atingir a determinados tipos de público. Afinal, conforme destacamos anteriormente, uma IES pode ter mais de uma persona.

Anúncios em jornais impressos de grande circulação, bem como inserções em programas de emissoras de rádio e TV aberta podem ser alternativas interessantes para divulgar um vestibular.

Documente todas as atividades feitas e os resultados alcançados

É importante que todas as ações de marketing realizadas sejam documentadas em relatório. Somente assim, em campanhas futuras, você poderá consultar e ver o que foi positivo e o que não foi.

Esse relatório também será útil para que você mensure resultados, a partir de métricas como o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Esses dados são importantes para que se compreenda se a campanha foi saudável financeiramente para a IES ou não.

Seguindo essas nossas dicas, temos a certeza de que você conseguirá planejar uma boa campanha de vestibular e atrair muitos alunos para a sua instituição de ensino. Porém, é sempre recomendado contar com o suporte de uma agência especialista nesse assunto, como a 5 Seleto.

Se você gostou desse conteúdo, recomendamos, também, que confira a segunda edição da pesquisa Fala Comigo.

Faça o download e confira um panorama sobre o relacionamento das IES com seus alunos em potencial e os melhores caminhos para atrair mais candidatos no vestibular.

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