Checklist: o que não pode faltar em um blog de sucesso?

Navegando pela internet você vai encontrar muitos blogs com diferentes características, mas há alguns itens que são essenciais que todos tenham para que se tornem um blog de sucesso.

Não basta apenas ter um conteúdo diferenciado: é preciso oferecer uma boa navegabilidade aos usuários e estímulo para que continuem lendo outros posts.

Um blog de sucesso deve ser receptivo aos seus visitantes e facilitar a busca pelos assuntos que sejam de maior interesse do seu público.

Veja só como melhorar seu blog:

1. A frequência de postagens estimula leitores fiéis

Todo blog de sucesso possui um cronograma com as postagens que serão feitas, devidamente organizadas e com pautas que sejam atrativas ao público desejado. Ter datas determinadas para postagens causa uma sensação de espera no seu blog e isso é muito favorável.

Estimule para que seus leitores se tornem assinantes do seu blog, assim, quando um conteúdo novo for postado, eles serão avisados para que visitem a página.

2. Um blog de sucesso precisa ser organizado por categorias

É importante que você proporcione uma boa experiência de navegação aos seus leitores e isso envolve diretamente a organização dos posts no seu blog. Sempre que for postar um novo artigo, defina em quais categorias ele se encaixa e também utilize tags que servirão como filtros.

Com as categorias e tags à vista, o leitor poderá clicar em uma delas e ter acesso a todo conteúdo referente àquele tema. Use isso a seu favor e deixe suas postagens bem organizadas.

3. Os posts relacionados incentivam a permanência no blog

Sabe quando você termina de ler um artigo que lhe interessou muito e, ao final, sente vontade de ler mais sobre o tema? Pois é para isso que são colocados ao final da página os posts relacionados. Eles são uma forma de mostrar ao seu leitor que existem mais informações sobre aquele assunto e que pode interessá-lo.

Colocar posts relacionados incentiva seus leitores a continuarem a navegar pelo blog, reconhecendo sua autoridade no assunto que o interessa. Links internos no meio do texto e lista de artigos mais lidos também são ótimos para incentivar a permanência no blog.

4. O sistema de busca é essencial para quem sabe o que precisa

Há visitantes que entram no seu blog por meio de um artigo e, ao começar a leitura, percebem que não é exatamente sobre aquele tema que ele tem dúvidas.

Neste caso, há duas opções: ele pode sair totalmente do seu blog e procurar em outros ou ele pode ir no sistema de busca do seu blog e digitar exatamente aquilo que ele tem interesse.

Você não vai deixar que ele saia sem ter feito pelo menos uma busca, não é mesmo? Então, não deixe de colocar um sistema de busca no seu site e não se esqueça de deixá-lo bem visível.

5. A interação com os leitores deve ser estimulada sempre

Um blog de sucesso precisa sempre estimular que os leitores interajam com ele. Isso pode ser feito das seguintes formas:

Quando você consegue a interação dos visitantes do seu blog, então pode ter certeza que você está no caminho certo. Avalie bem quais posts estão gerando mais engajamento e invista nesses temas.

Quer saber mais sobre como ter um blog de sucesso?

Então dê uma olhada neste outro artigo, que apresenta dicas de como montar um blog para uma universidade.

Boa leitura!

Start typing and press Enter to search