7 dicas de como montar um blog de sucesso para universidade

Primeiro, por que um blog de sucesso?

Nesses mais de 10 anos de mercado, o que mais percebi é que muitos dos gestores não têm a total consciência do poder de um blog de sucesso dentro da estratégia de captação de alunos.

O que muitas vezes as pessoas esquecem, é que a campanha de vestibular e as decisões do aluno sobre as Instituições de Ensino começam muito antes do botão “quero me inscrever”.

Vamos dar um exemplo?

Quando você vai tomar uma decisão de compra importante, aposto que sempre começa a pesquisar sobre aquele assunto para tomar essa decisão, verdade ou verdade?

É essencial que o seu blog acompanhe esse processo desde o momento que ele tem dúvidas sobre “por que fazer uma faculdade”, “como escolher o curso”, até mesmo as “perspectivas de cada mercado” em que ele vai atuar.

Mas afinal, como fazer isso da maneira mais efetiva? Minha dica pessoal:

Conteúdo atraente, dinamismo, interatividade.

Esses são requisitos básicos para criar um blog de sucesso, mas que de nada servem se não houver um planejamento adequado, com um objetivo preciso voltado a um nicho de mercado bem delineado e um diferencial criativo.

Mas você deve estar se perguntando: como unir todas essas particularidades em um único lugar de maneira atrativa e com qualidade? É o que iremos abordar neste post.

Vamos mostrar como montar um blog de sucesso direcionado para universidades e seus alunos. Confira!

Vamos lá!

 

1) Escolha uma plataforma adequada

Pare tudo o que você está fazendo agora e preste muita atenção no que eu vou te falar agora, é sério!

Antes de tirar do papel o blog de sua instituição de ensino, você precisa definir que tipo de plataforma, ou melhor, que tipo de CMS irá utilizar para viabilizar sua página: uma paga ou alguma gratuita.

Essa deve ser a decisão mais fácil que você vai tomar daqui pra frente! Porque entre todas as gratuitas, a única ferramenta que recomendamos é o WordPress, combinado?

E no caso das pagas, a Hubspot – que usa uma inteligência a mais para te ajudar na conversão de interessados em alunos.

E a grande sacada é: Nada de querer desenvolver seu desenvolver seu próprio CMS, criar um blog do zero, escrever códigos para blog. A maioria esmagadora das vezes são blogs mais limitados que o WP, com menor liberdade de evoluções e menor velocidade de evoluções.

A grande ideia aqui é não inventar a roda! A roda está aí para ser usada, não é? Alguém já desenvolveu essas plataformas que são a nossa melhor chance de alcançar mellhores resultado, então vamos usa-las, ok?

 

blog-layout-5seleto

2) Opte por um layout agradável

Lembra daquela máxima de que “uma imagem vale mais do mil palavras”?

Pois bem, o layout de seu blog é como um cartão de visitas para seu público.

Se ele for agradável aos olhos, bem distribuído e de fácil leitura, de forma que o usuário encontre facilmente aquilo que procura, você está no caminho certo, e ele, certamente, irá voltar.

Nos diferentes tipos de plataformas, existem uma infinidade de templates, temas e cores que podem ser combinadas para chegar ao resultado final de seu blog. Mas vá com calma, não exagere na mistura de cores e, principalmente, de informações.

Títulos, subtítulos, abas e seções devem ser intuitivas para facilitar a navegação e simplificar a vida dos usuários.

Ah! Não se esqueça de verificar se o layout dele está adaptado para os vários tamanhos de telas – o design responsivo, que é como chamamos esse tipo de layout, é um item essencial para o Google se você quer posicionar bem o seu blog.

E pensando na sua vida hoje e das pessoas que você convive, quantas vezes você já não usou seu celular ou tablet para ver conteúdos na internet?

Então pronto!

Se você ainda não tinha repara disso, é hora de acordar para essa realidade!

 

defina seu objetivo

3) Defina seu objetivo

Ok, se você chegou até aqui, seu blog já está no ar! Oww! A base para construir um blog de sucesso está lançada.

Chegou a hora de montar seu estratégia para chegar ao topo!

O próximo ponto importante sobre como montar um blog de sucesso está em delinear com precisão qual o objetivo de seu blog: informar sobre as notícias e novidades do campus, sobre notícias do mundo afora, dar dicas sobre o mercado de trabalho e a vida estudantil.

Existem inúmeras possibilidades para montar um blog de sucesso, que devem ser definidas claramente para ele não virar uma bagunça ou somente informar conteúdo sem relevância.

 

 

Conteúdos para blogs de sucesso

4) Gere um conteúdo atraente

Gerar conteúdo atraente e de qualidade, por sinal, é de suma importância para manter seu blog “vivo” e obter sucesso.

Afinal, quem irá acessar uma página que não é interessante ou com conteúdo fraco?

Para isso, mantenha-se atento aos principais assuntos do dia a dia e a temas relevantes para os universitários, como carreira e empregos, por exemplo.

Aqui no blog, a gente já deu várias dicas de conteúdos para sua Instituição de Ensino postar, não tem mais desculpas!

 

personas ies para blog de sucesso

5) Conheça seu público-alvo

Se hoje eu te perguntar o perfil de quem acessa seu site, ou frequenta a sua instituição de ensino, você vai saber de cor?

Seja bem sincero comigo, porque conhecer o perfil de quem acessa seu blog também é fundamental para o sucesso – não vale chutar!

Somente assim você poderá direcionar o conteúdo produzido e torná-lo ainda mais relevante, uma vez que conhecendo seus alunos você saberá exatamente o que eles querem ver em sua página e qual a forma mais lhes agrada.

Dá um pulinho no seu Google Analytics e confirme tudo isso que você pensou!

 

seja diferente para blog de sucesso

6) Tenha um diferencial para montar um blog de sucesso

No competitivo mundo da internet, hoje em dia sobrevive somente quem faz algo diferente ou tem um diferencial para explorar.

Sério, a web está cheia de “mais do mesmo”.

Por isso, invista na produção de conteúdos diferenciados e criativos para seu blog, como vídeos, animações ou entrevistas com profissionais renomados, por exemplo.

Por se tratar de um público geralmente mais jovem, ter um blog dinâmico e versátil pode fazer toda a diferença.

interacao em um blog de sucesso

7) Busque interatividade

Não desiste agora! Se você chegou até aqui, seu blog já está a um passo do sucesso! Rá!

Por último, mas não menos importante, um blog de uma universidade, que lida diretamente com jovens e pessoas conectadas praticamente 24 horas por dia, em sua grande maioria, não pode abrir mão da interatividade com seus usuários.

Quando você divulgar seus conteúdos, você deve ter um canal de comunicação para tirar dúvidas, receber sugestões e compartilhar informações não pode faltar. Além disso, essa interação sempre deve ser feita no menor espaço de tempo possível.

 

Concluindo…

Montar um blog de sucesso não é tão simples, mas é uma estratégia fundamental do seu marketing.

Também não é nada surreal, mas alguns cuidados devem ser tomados para não cair na mesmice e arruinar seu projeto, como você viu aqui!

A partir dessas dicas, fica mais fácil aprender como montar seu blog de sucesso.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Descubra mais 5 dicas de como criar um site de sucesso e veja que a quarta dica é para fazer hoje mesmo!

Start typing and press Enter to search