Quantas vezes você foi estudar para uma prova, pegou o livro e o sono bateu em apenas 5 minutos?
Livros chatos com muito texto, poucos exemplos prático, leitura difícil e poucas imagens.
Seu texto deve seguir o caminho inverso a tudo isso.
Isso acontece porque nosso cérebro se dá muito melhor com imagens do que com textos, veja alguns dados:
- Nós processamos imagens 60.000 vezes mais rápido do que textos
- 90% das informações transmitidas para o nosso cérebro são visuais
- Textos que contém imagens são lidos 94% mais do que os que não possuem
No Facebook, as imagens também geram uma grande diferença. Posts que possuem imagens recebem:
- 53% mais curtidas
- 104% mais comentários
Além disso, a evolução das redes sociais ligadas à imagens e vídeos, está mostrando que cada vez mais o conteúdo visual é importante:
- Youtube
- Snapchat
- Vídeos no Facebook
Existem pessoas que trabalham postando conteúdos nessas redes sociais e são reconhecidas no mundo inteiro, além de ganhar muito dinheiro. Você tem que saber muito bem o que fazer e o que não fazer para acompanhar essa evolução.
É o caso do canal Porta dos Fundos por exemplo, que já é o canal brasileiro com mais inscritos no Youtube, são mais de 10 milhões de inscrições.
Esse vídeo abaixo, por exemplo, já possui mais de 19 milhões de exibições:
A importância das imagens para blog no sucesso do Inbound
Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, a qualidade dos conteúdos é um grande diferencial.
Ter conteúdos com excelente qualidade, focados em resolver as necessidades das personas, é um dos maiores diferenciais para o sucesso ou fracasso da estratégia.
Ao desenvolver conteúdos de qualidade, você sempre deve focar na experiência do usuário durante a leitura.
Ler um texto de duas a quatro mil palavras sem nenhuma imagem é extremamente cansativo.
Muito provavelmente as pessoas não vão terminar de ler um conteúdo tão extenso sem nenhuma imagem ou outra forma interativa de diminuir o estresse durante à leitura.
Por isso, é muito importante saber como utilizar imagens para blog na sua estratégia de Inbound Marketing. Um grande exemplo, é saber utilizar o Instagram para empresas.
Nesse texto você verá:
- Quais são os melhores tipos de imagens para blog
- Onde encontrar essas imagens
- Como otimizar as imagens
- Melhores formas de inserir as imagens nos textos
Ao final deste texto, você estará desenvolvendo conteúdos que atraem e fidelizam muito mais leitores.
Quais são os melhores tipos de imagem para blog?
Existem diversos tipos de imagens para blog que você pode inserir durante o conteúdo do texto.
Os principais tipos são:
- Banco de imagens
- Gráficos e tabelas
- Prints de tela
- Imagens feitas à mão
- Infográficos
- Gifs (imagens animadas)
Vamos falar brevemente sobre cada um desses tipos de imagem.
Banco de imagens
Quantas vezes você já viu imagens parecidas com essa acima?
Normalmente os bancos de imagem possuem imagens bastante genéricas.
Você deve procurar bastante para encontrar as que realmente tem relação com o assunto do seu texto.
Gráficos e tabelas
Gráficos e tabelas são uma ótima forma de você ilustrar os dados que confirmam seu ponto de vista.
Prints de tela
Normalmente os prints de tela servem para você demonstrar na prática como executar alguma tarefa.
Imagens feitas à mão
Imagens para blog feitas à mão ou por você mesmo são normalmente o tipo mais difícil de imagem.
A não ser que você tenha boas habilidades de desenho e a mente criativa de um designer.
Porém, vamos mostrar mais para frente no texto um pequeno segredo que os designers não querem que você conheça!
Infográficos
Os infográficos são imagens que possuem informações.
Muitas vezes o infográfico ajuda o leitor a entender o conteúdo de uma forma mais simples do que lendo o texto.
Por causa disso, eles são bastante compartilhados nas redes sociais.
Você pode entender como dobrar seu tráfego utilizando infográficos aqui.
Gifs (imagens animadas)
Gifs são imagens animadas, como se fossem pequenos vídeos.
São ótimos para gerar humor e atrair a atenção e engajamento do leitor.
Qual o melhor tipo de imagem para eu colocar no meu texto?
Bom, isso dependerá muito do tipo de texto que você está escrevendo.
Um gif de humor, por exemplo, não costuma combinar muito com assuntos sérios, como um software de advocacia.
Mas de forma geral, um estudo do Neil Patel demonstrou que os tipos de imagem que mais geram engajamento nas redes sociais são gifs, imagens feitas à mão e infográficos.
Nesse estudo, o engajamento social de textos que possuem gifs chega a ser 10x maior do que os que possuem imagens para blog de banco de imagens.
Já os infográficos são excelentes formas de criar link building, aumentando a autoridade do seu site.
Onde encontrar imagens
Banco de imagens
A maioria dos blogs utilizam bancos de imagens para seus textos. Esses bancos de imagem são uma forma bem rápida de conseguir resolver o “problema” das imagens de alta qualidade.
Porém, vários bancos são pagos e os que são grátis nem sempre possuem as imagens que você precisa.
Aqui na 5seleto utilizamos o Shutterstock, um dos maiores bancos de imagens que existe.
Com um pouco de paciência, você pega a prática e começa a encontrar as imagens para blog certas para seu texto.
Se você não quiser gastar tanto, veja alguns outros exemplos de bancos de imagem grátis ou com preços mais acessíveis:
- Pixabay
- MorgueFile
- Photodune
- Bigstock Photo
- iStock Photo
- Fotolia
- Deposit Photos
- Public Domain Pictures
- Dreamstime
- Free Digital Photos
- Gratisography
- Death to the stock photo
- Unsplash
- Stock Snap
E muitos outros… Veja mais aqui, e aqui.
Você também pode dar uma olhada nesse texto para ter novas ideias.
Gifs (imagens animadas)
As imagens para blog animadas são o tipo de imagem que mais traz engajamento nas redes sociais.
Por serem normalmente engraçadas, os gifs atraem a atenção do visitante.
Os gifs também possuem sites dedicados somente para eles, mas o melhor lugar para procurar ainda é o Google.
Para procurar específicamente gifs no Google, você deve ir na busca avançada de imagens, ir em tipo e depois clicar em animação. Conforme a imagem abaixo:
É só pesquisar para encontrar o gif que seja mais interessante para o seu texto.
Aí vira só alegria.
Outros sites que também podem conter o gif ideal para o seu texto são:
Suas próprias fotos:
Outra dica que pode ser interessante, principalmente para o mercado de e-commerce, é retirar fotos dos produtos.
Os segredos que os designers não querem que você conheça
Imagens feitas à “mão”
Para as imagens para blog feitas à mão, você possui um grande aliado que provavelmente não conhecia:
O Canva.
O Canva é uma ferramenta que vai te fazer achar que é o maior designer do planeta.
Essa é uma ferramenta de designer para quem não é designer.
Muito simples de usar e muito intuitiva, ela vai te ajudar a desembolar imagens rápidas e de alta qualidade para o seu post, infográficos, posts para Facebook, entre várias outras opções, sem precisar de um designer profissional.
Algumas imagens e templates que eles disponibilizam são grátis, mas grande parte custa um dolár. O que é muito barato comparado às imagens para blog de banco de imagem.
Veja algumas das opções de formatos que a ferramenta disponibiliza:
Existem formatos para praticamente tudo que você precisar.
Por exemplo, para esse texto podemos fazer uma imagem como essa, em apenas 2 minutos:
Veja aqui alguns exemplos do que outros usuários fizeram.
Fontes mais usadas
Para você levar mais a sério esse papo de virar designer, veja essa lista com as fontes mais utilizadas pelos designers:
- Helvetica
- Garamond
- Futura
- Myriad Pro
- League Gothic
- Cabin
- Corbel
- Museo Slab
- Bebas Neue
- Ubuntu
- Lobster
- Franchise
- PT Serif
Você pode procurar por mais fontes no Google Fontes.
Esquema de cores
Existe todo um estudo por trás da psicologia das cores, mas nas imagens para blog você pode utilizar algumas ferramentas que te ajudam a combiná-las, como um designer profissional, sem deixar o seu texto se parecer com o Falcão:
No caso de imagens para textos, quanto mais simples as cores melhor. Não transforme seu texto num carnaval.
Veja algumas ferramentas que vão te ajudar:
Google Color Tool
Mais uma vez o Google para nos ajudar. Essa ferramenta nos dá várias escalas de tons (escalas de valor) de diversas cores. Veja alguns exemplos:
Você pode pegar essas escalas para usar como guia nas imagens do seu texto.
Paletton
Com essa ferramenta você pode usar diversas combinações para achar combinações de cores para as imagens para blog do seu site. Veja esse exemplo:
Otimizar as imagens
Inserir imagens para blog é uma tarefa divertida, mas também precisa de técnicas específicas para trazer os melhores resultados.
Essas técnicas são divididas em duas partes:
- Otimizar o tamanho das imagens
- Otimizar para o SEO
Otimizar o tamanho das imagens
Quanto mais imagens você inserir maior será o peso da sua página. Quanto maior o peso da sua página pior.
Estudos indicam que apenas um segundo a mais no carregamento da página pode diminuir a taxa de conversão em 7% e as visualizações da página em 11%.
As pessoas não têm paciência para ficar esperando um site pesado carregar.
Para não correr esse risco, você precisa utilizar algumas ferramentas para otimizar o tamanho das suas imagens para blog.
Veja as ferramentas que você pode usar:
Todas essas ferramentas são úteis para diminuir o tamanho das imagens que você insere, mas caso você tenha conhecimentos no Photoshop, fica ainda mais fácil.
No Photoshop, utilizando a função Salvar para Web você diminuirá bastante o peso das imagens.
Para acessar a função Salvar para Web, basta apertar as teclas Ctrl+Shift+Alt+S.
Se o seu site for em WordPress, o que é extremamente recomendado, existem plugins que já diminuem automaticamente o tamanho da imagem ao você enviar para o servidor.
Teste esses dois:
Otimizar para o SEO
A outra parte que você precisa ficar atento são pequenas técnicas de SEO.
Todas as imagens do seu texto devem seguir o padrão abaixo.
Veja se esses detalhes das imagens para blog contém a palavra chave principal do seu texto:
- Nome do arquivo
- Título da imagem (title)
- Título alternativo (alt)
Esses pequenos detalhes fazem grande diferença no seu sucesso do seu texto.
Como inserir imagens no texto
Existem algumas dicas de onde você deve inserir imagens ao longo do conteúdo, para engajar a leitura do visitante.
Não existe uma fórmula de como inserir imagens, mas você pode analisar se essas dicas fazem sentido.
Além de sempre deixar uma imagem destacada do seu texto, antes ou após o título, veja onde mais você pode colocar suas imagens:
Ilustrar cada subtítulo
Ao longo do texto você tem vários subtítulos, em termos de programação, são os “h2” da página.
Após cada subtítulo, você pode inserir uma nova imagem para ilustrar o que será falado nesse tópico.
Nesse próprio texto, você pode ver que a cada subtítulo, inserimos uma imagem referente ao conteúdo dele.
Recomendo usar os tipos de imagem abaixo:
- Banco de imagem
- Feitas à mão
- Gifs
Exemplificar o texto
Uma imagem é muito mais explicativa do que um texto.
Ou melhor:
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”
Caso você queira dar um exemplo do assunto que você está escrevendo, pode usar uma imagem para ajudar o leitor à entender seu ponto de vista.
Nesse caso você pode usar os tipos de imagem:
- Gráficos e tabelas
- Prints de tela
Utilizar imagens para blog para quebrar grandes partes de texto
Quando você analisar que o texto está ficando muito maçante e a leitura está cansando, é recomendado inserir uma imagem para que o leitor continua engajado com o texto.
Você pode inserir imagens para exemplificar ou imagens engraçadas referentes ao assunto. Nesse caso, usar gifs pode ser uma boa ideia.
Veja a diferença entre os dois textos abaixo:
Agora esse outro texto:
Qual deles você teria mais vontade de ler?
Utilizar imagens que instiguem o leitor à continuar a leitura
Você também pode inserir imagens para blog com apelos emocionais, para estimular a leitura do texto.
Se o assunto do texto já não é muito animador, essas imagens motivacionais, podem ajudar o leitor a se interessar pelo resto da leitura.
Conclusão
Dentro da sua estratégia de Inbound Marketing, os conteúdos direcionados para sua persona são fundamentais para atrair as visitas.
Por isso, você deve investir bastante em desenvolver conteúdos relevantes para essas pessoas.
Na internet já existe muito “mais do mesmo”, se você não fizer diferente, vai ser apenas mais um na imensidão.
Por isso, escreva com todo o seu conhecimento, para tentar ajudar seu leitor (que pode se tornar seu futuro cliente) nos desafios que ele enfrenta.
Dessa forma, você se torna uma referência no mercado para seus leitores.
São essas pessoas que você terá como público fiel e se tornarão evangelizadores de sua marca.
E aí, vamos seguir o exemplo do Walt Disney e começar a fazer?