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Automação de marketing para IES: 4 dicas para implementá-la

A automação de marketing para IES é um dos maiores benefícios que uma instituição pode extrair do marketing digital. Isso se deve ao fato de que a tecnologia está estritamente alinhada às estratégias e, portanto, contamos com diversas ferramentas para auxiliar nas atividades.

Mas por que é tão importante automatizar suas ações de marketing?

Não faltam razões para isso, mas podemos destacar a otimização do tempo e a eficácia das estratégias.

Ou seja: a automação permite que a sua equipe se dedique a tarefas mais importantes enquanto as ações são realizadas de forma programada, seguindo o planejamento e sem falhas humanas.

Gostou da possibilidade de implementar a automação de marketing em sua IES? Então veja as dicas que trouxemos para ajudá-lo nessa empreitada!

1. Integre o inbound marketing à automação de marketing para IES

Aliar o inbound marketing às suas iniciativas de marketing digital é fundamental para seguir os próximos passos. Praticamente todas as estratégias ligadas ao propósito de atrair foram desenvolvidas dentro dos conceitos de Inbound.

Uma das principais táticas que fazem parte do inbound marketing é o content marketing (marketing de conteúdo). Isto é, produzir conteúdos relevantes e de qualidade para educar os seus candidatos.

É a partir do marketing de conteúdo que sua IES conseguirá gerar tráfego qualificado para o site, facilitando na aquisição de candidatos.

Com auxílio de outras estratégias do inbound (uma landing page, por exemplo), adquira uma lista de contatos com os quais poderá interagir.

2. Nutra seus candidatos por meio de conteúdos

Uma das situações imprevisíveis com que a IES se deparará em relação ao candidato é o seu nível de conhecimento sobre suas necessidades. Independentemente de qual seja a qualificação do candidato para se matricular em sua IES, é fundamental nutri-lo à base de conteúdos relevantes.

Ao direcionar conteúdos alinhados ao nível de conhecimento, gradualmente o candidato se tornará um aluno. Como o canal utilizado no processo de nutrição é o e-mail, é imprescindível que as mensagens certas sejam disparadas no melhor momento.

3. Segmente a sua lista de candidatos

A segmentação do público é uma etapa importante para essa nutrição, pois o disparo de e-mails não pode ser feito indeliberadamente.

Imagine, por exemplo, se a sua IES enviasse conteúdos avançados a um candidato que ainda tem pouquíssimo conhecimento. Na prática, é como uma universidade encaminhar publicações sobre o curso de Engenharia a um candidato que mal sabe a importância de se graduar.

A falta de critérios afeta o processo de nutrição e, consequentemente, resulta em poucos candidatos aptos à conversão. Portanto, ao implementar a automação de marketing para IES, atente-se à segmentação para assegurar que cada candidato receba conteúdos relevantes.

4. Use uma ferramenta de automação

Fazer automação de marketing para IES não é uma tarefa complexa como parece, afinal, existem diversas ferramentas desenvolvidas especialmente para isso.

Tais ferramentas costumam ser completas e munidas de recursos que facilitam todas as atividades ligadas à segmentação, à nutrição, ao e-mail marketing, à mensuração, à organização de contatos, à integração, ao monitoramento de campanhas, à criação de landing pages e muito mais!

Esperamos que as nossas dicas sejam úteis para implementar a automação de marketing para IES e tornar suas estratégias mais efetivas. Para acompanhar outras novidades sobre Inbound Marketing, preencha o pequeno formulário no topo da página e assine nossa newsletter!

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