Segundo a EduTrends, o marketing de conteúdo é adotado por aproximadamente 79% das instituições de educação. Esse número reforça a importância que a informação tem hoje na sociedade. A estratégia, que está entre uma das mais promissoras, merece atenção — principalmente por fazer parte do inbound marketing nas escolas.
Falando em inbound marketing, nosso artigo foca justamente em 9 bons motivos para investir nessa estratégia.
Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira!
1. Aumentar o número de alunos da instituição
Voltadas para a conversão, as estratégias de inbound marketing nas escolas têm um objetivo em comum: aumentar o número de inscrições. Isso faz com que esse seja um dos principais motivos para investir na estratégia, visto que ela atua diretamente na atração do público.
Por ser uma estratégia mais segmentada, é possível direcionar as ações para o público-alvo corretamente, o que faz com que a possibilidade de captar alunos aumente.
Afinal, a mensagem correta tem impacto no engajamento, exercendo influência sobre os potenciais alunos.
2. Aproximar-se mais do público
As possibilidades de uma estratégia de inbound marketing a tornam eficaz também na manutenção de uma relação mais próxima com o público. Por ter como uma das bases o conteúdo, isso permite que a instituição de ensino concentre os seus esforços em prover materiais que respondam a questionamentos e anseios dos estudantes e de seus pais.
Quando eles sentem que nos canais da escola podem encontrar o que precisam, acabam criando um relacionamento mais duradouro com a instituição. Consequentemente, isso permite que ela mantenha um contato constante e consiga ter mais facilidade na aceitação do seu serviço.
3. Fortalecer a marca
A marca é um dos ativos mais importantes para uma instituição de ensino, assim como a missão, a visão e os valores da escola. Logo, uma imagem consolidada não só ajuda no posicionamento de mercado, como faz com que a instituição seja mais bem reconhecida pelo público. Uma das características de uma marca forte é a eficácia com a qual ela conduz a comunicação.
Mais uma vez, o conteúdo é uma ação eficaz nesse sentido.
A partir do momento em que a instituição valoriza a sua história, seus pontos fortes e se propõe a solucionar questões (utilizando, para isso, técnicas como SEO, mídias sociais, blog e outros), consequentemente ela se posiciona melhor nos buscadores e reforça o seu posicionamento perante o público.
4. Obter um maior retorno sobre o investimento (ROI)
O orçamento destinado a uma estratégia de marketing online tem um ROI maior do que aquele alocado em ações offline. E a explicação é simples: segmentação. Como no inbound marketing as ações são voltadas para o público que de fato tem interesse em seus serviços, o nível de engajamento e envolvimento com as soluções oferecidas pela escola é maior.
Aliás, não só isso. A necessidade de um valor investido é menor se comparada a ações offline. Isso se deve ao melhor direcionamento estratégico e também à democratização da internet, que permite atingir um público maior.
5. Poder mensurar resultados
Um dos grandes problemas do marketing tradicional é não poder mensurar o retorno obtido sobre o investimento, o que impede que os gestores implementem melhorias pontuais que, de fato, terão impacto na estratégia. Isso não acontece no inbound marketing.
Nesse caso, tudo é mensurável. Ou seja, é possível medir a eficácia de cada centavo investido. Imagine que você tenha uma estratégia de e-mail marketing voltada para alunos. É possível saber exatamente o que mais atrai eles no consumo do conteúdo, o que facilitará o futuro estabelecimento de estratégias para retenção deles.
6. Mostrar qual a especialidade da escola
Em meio a grande competitividade entre instituições de ensino pela captação de alunos, é preciso se diferenciar para sair à frente no mercado.
Por meio de investimento em inbound marketing, a instituição tem a oportunidade de trabalhar a produção de materiais ricos, que educarão seus futuros alunos e seus pais.
Imagine que a escola ofereça cursos extracurriculares. Ela poderá produzir conteúdos explicativos, mostrar as vantagens para os alunos e a sua aplicação no dia a dia.
Afinal, o que os estudantes e seus responsáveis almejam é justamente um diferencial para conquistar lugares tanto nas universidades quanto no mercado de trabalho, o que variará conforme a proposta da sua instituição de ensino.
7. Avaliar a concorrência
Observar a concorrência também é um fator importante do inbound marketing nas escolas. Afinal, ela é o termômetro do mercado, e somente uma estratégia eficaz de inbound será capaz de detectar padrões e diferenciais que colocam os concorrentes à frente da sua instituição.
Por meio desse trabalho, será possível mensurar o que as outras instituições têm feito e o que pode ser melhorado na sua estratégia. Isso torna as suas ações mais eficazes ao longo do tempo, contribuindo, assim, para o crescimento da escola.
8. Automatizar tarefas por meio do inbound marketing nas escolas
A automação é outra facilidade oferecida pelo inbound marketing nas escolas e também um bom motivo para fazer um investimento na estratégia.
Isso porque, ao automatizar tarefas, a instituição diminui as chances de erro, consegue manter uma periodicidade das ações, atingir todos os públicos planejados e ainda ter tempo para realizar outras atividades.
Sobre esse último aspecto, é possível destacar a possibilidade de focar em tarefas como a produção de materiais mais completos, manter um relacionamento mais próximo com os alunos e seus pais – por meio de diferentes canais – entre outros.
9. Fidelizar alunos
Por meio da criação de conteúdos relevantes para diferentes canais, os estudantes e seus responsáveis se sentirão mais próximos da instituição escolhida.
Isso faz com que se lembrem da marca, a indiquem por meio do marketing de defensores e sejam mais fiéis à instituição. Vale lembrar que manter um aluno tem um custo bem menor do que conquistar um novo, o que traz maior sustentabilidade financeira à escola.
São muitos os motivos para investir no inbound marketing nas escolas.
O menor custo, maior proximidade com o público e a eficácia da estratégia em si são o que mais geram retorno.
No entanto, para poder aproveitar todos esses benefícios, é fundamental contar com uma empresa especializada para lidar com a estratégia de inbound.
Além da expertise dos profissionais, a agência dará mais segurança para a sua atuação e trará um retorno mais favorável.
Falando nesse assunto, baixe o nosso Guia para dar o start no inbound marketing em sua IES e descubra como começar já a implementação!